top of page

OAB-PB parabeniza novo Papa Leão XIV

  • cristianoteixeira76
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura



A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), celebra a escolha, nesta quinta-feira (08), durante colégio de cardeais, no Vaticano, do norte-americano Robert Prevost como pontífice da Igreja Católica. O novo papa que será chamado Leão XIV.


O presidente da OAB-PB, Harison Targino, destaca o comprometimento da Igreja Católica com a Justiça Social e a liderança da Instituição no cenário internacional. Harrison também desejou êxito ao novo pontífice no cumprimento de suas funções.


"Com a chegada de Leão XIV, a Igreja inicia um novo capítulo. Como instituição comprometida com a Justiça social, depositamos nossa esperança em um pontificado guiado pela fé, pela promoção da paz e pela defesa dos mais vulneráveis.

Que sua missão seja inspirada pelos valores que unem o direito à dignidade humana, e que sua voz encontre eco nos corações que clamam por justiça e fraternidade", disse o presidente.


Robert Prevost, 69 anos, um norte-americano que passou grande parte de sua carreira como missionário no Peru (chamado de “o cardeal de duas nacionalidades”, depois de conseguir a cidadania do país latino-americano em 2015), é um relativo desconhecido no cenário global. Nomeado cardeal pelo papa Francisco em 2023, ele deu poucas entrevistas à mídia e raramente fala em público.


Originário de Chicago, o novo papa atraiu o interesse de seus pares por causa de seu estilo tranquilo e apoio ao papado de 12 anos de Francisco, especialmente seu compromisso com questões de justiça social.


Prevost serviu como bispo em Chiclayo, no noroeste do Peru, de 2015 a 2023.


Francisco o levou a Roma naquele ano para chefiar o escritório do Vaticano encarregado de escolher quais padres deveriam servir como bispos católicos em todo o mundo, o que significa que ele participou da seleção de muitos dos bispos do mundo.


As primeiras palavras de Leão XIV


Em seu primeiro discurso, claramente emocionado, Robert Prevost enalteceu Francisco: “Ainda conservamos em nossos ouvidos aquela voz corajosa de papa Francisco que abençoava Roma e dava sua bênção ao mundo inteiro naquela manhã do dia de Páscoa. Permitam-me a dar sequência aquela mesma benção: Deus ama a todos. O mal não prevalecerá. Estamos todos na mãe de deus, portanto, sem medo, unidos, mão a mão com deus e entre nós, sigamos adiante”.



Comments


bottom of page