top of page

OAB-PB debate com cúpula da Polícia Civil ações de combate ao golpe do falso advogado na Paraíba

  • 1 de out. de 2025
  • 3 min de leitura


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, comandou, nesta quarta-feira (1º), mais uma reunião com a cúpula da Civil, composta pelos delegados André Rabelo (diretor-geral da Polícia Civil), Cristiano Santana (Superintendente da 1ª Superintendência Regional); João Ricardo (da Delegacia de Crimes Cibernéticos); Aneilton Castro e Ademir Fernandes, para debater ações de combate ao crime do Falso Advogado, relação de atendimento à advocacia nas delegacias paraibanas e procedimentos comuns relativos à atividade policial.

 

Também participaram da reunião a vice-presidente, Janny Milanês; a secretária-geral Adjunta, Ana Paula Albuquerque; a tesoureira, Jullyanna Viegas; o diretor de Planejamento, Gustavo Moreira; a tesoureira adjunta, Joelma Carneiro; a presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PB, Tatyana Paiva; a procuradora de Prerrogativas, Simone Barci; e o presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Ilegal e Irregular da Advocacia, Marcelo Duarte.

 

O presidente Harrison Targino considerou o diálogo extremamente frutífero e agradeceu ao delegado-geral André Rabelo pela atenção permanente aos pleitos da advocacia e capacidade de liderança de sua categoria.

 

“Foi uma reunião extremamente positiva com o delegado-geral e um grupo de delegados da Polícia Civil para tratarmos de temas que angustiam a advocacia, a exemplo do golpe do falso, o advogado; além das relações e ações comuns que mantemos com delegados, agentes, escrivães, no espaço da Central de Polícia, na persecução penal. Enfim, tratamos com muita maturidade destes temas e agradeço ao delegado-geral André Rabelo pelo diálogo e colaboração sempre presente”, afirmou.

 

O delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, afirmou ser gratificante ser recebido pela OAB para debater parcerias em prol da advocacia e da sociedade paraibana.  “Há uma ideia muito forte na Polícia Civil nesse intuito de aproximar as instituições e dar uma resposta, a resposta que a sociedade como um todo precisa e naturalmente as instituições precisam. Contem com a Polícia Civil, não só nesses casos complexos, mas em todos os outros, a gente está à disposição da OAB”, disse.

 

Já o diretor de Planejamento Institucional, Gustavo Moreira, ressaltou que “receber a cúpula da Polícia Civil na sede da OAB tem um forte simbolismo, mostrando o amadurecimento e a boa relação entre as Instituições”.


 

Campanha


No início do ano, a OAB-PB iniciou uma campanha para alertar a sociedade paraibana sobre uma tentativa de golpe que está sendo realizada por estelionatários contra clientes e escritórios de advocacia. De acordo com relatos recebidos pela Ordem, clientes estão sendo vítimas de mensagens e ligações telefônicas fraudulentas.


Os golpistas entram em contato por meio de ligação telefônica ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, passando-se por advogado ou advogada ou funcionário do escritório e solicitam que se faça depósitos de valores para pagamentos de custas ou despesas processuais. As mensagens falsas têm a finalidade de roubar valores das vítimas.


Dentro da campanha, a OAB-PB criou uma cartilha para orientar a sociedade e advogados a evitarem serem vítimas do golpe. Também foi criado um canal, por meio do email: denuncie@oabpb.org.br, para receber denúncias de golpes.


“Todas as denúncias recebidas são encaminhadas à Polícia Civil para as devidas providências. Além disso, é fundamental registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia local ou na delegacia virtual”, explicou o presidente da OAB-PB, Harrison Targino.

                                                                                                                                                                      

Recomendação

                                                                                                                                                                    

A OAB-PB orienta que clientes certifiquem-se cuidadosamente sobre pedidos de pagamento por telefone ou mensagens, mantendo contato com seu advogado pessoalmente ou por ligação telefônica no número fornecido pelo profissional contratado e agendado nos seus contatos.


Confira a Cartilha clicando AQUI

bottom of page