Comitiva da OAB-PB participa ativamente da IV Conferência Nacional da Mulher Advogada

A comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), liderada pelo presidente Harrison Targino, teve uma atuação de destaque na IV Conferência Nacional da Mulher Advogada realizada na Universidade Positivo, em Curitiba (PR), nessa quinta-feira (14) e sexta-feira (15). O evento teve como tema central “Evolução e Protagonismo” e debates sobre as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.

Além do presidente Harrison Targino, a diretoria da OAB-PB esteve representada pela vice-presidente, Rafaella Abrandão; a secretária-geral Adjunta, Larissa Bonatis; e a tesoureira Leilane Soares.

Conselheira Federal Marina Gadelha

"Essa conferência foi histórica, a maior da Conferência de mulheres Advogadas da história da OAB. A delegação paraibana fez bonito, forte, firme, com várias palestrantes em vários painéis, grupos de debates. Tivemos palestras da presidenta da Comissão da Mulher Advogada, Ezilda Melo; da presidente da rede Sororidade, Janaina Nunes; das conselheiras federais Marina Gadelha, Michele Ramalho e Rebeca Sodré; da nossa presidenta honorária da sororidade, Chica Leite, além da vice-presidente Rafaella Abrandão", declarou Harrison Targino.

Francisca Leite, secretária-geral da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do CFOAB

As paraibanas comandaram palestras, oficinas e painéis. Na quinta-feira (14), a conselheira federal da OAB pela Paraíba, Marina Gadelha, presidiu a Oficina, que teve como tema Sustentação Oral e Oratória. A 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada também contou com presença da presidente de honra da Rede de Sororidade da OAB-PB e secretária-geral da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Francisca Leite, que participou do painel 14, que abordou o tema Etarismo.

Conselheira Federal Rebeca Sodré

Na sexta-feira (15), a coordenadora da Rede Sororidade da OAB-PB, Janaina Nunes, comandou o painel especial intitulado “Sendo líder de si mesma”, que foi secretariado pela presidente da CMA-MA, Nathusa Chaves. Já a conselheira federal da OAB pela Paraíba, Rebeca Sodré, que preside a Comissão Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi uma das painelistas que discorreu sobre os novos nichos de mercado para a advocacia.

Janaína Nunes, coordenadora da Rede Sororidade

Também nesta sexta, a vice-presidente da OAB-PB, Rafaella Brandão, ministrou palestra no painel 19, que abordou o tema enfrentamento ao racismo. “A conferência teve uma programação pensada para evidenciar a pauta racial e as realidades cotidianas a partir de estatísticas e vivências”, explicou Rafaella Brandão.

Rafaella Brandão, vice-presidente da OAB-PB

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Ezilda Melo, participou do painel: “Boas Práticas Advocatícia”. A Presidente da CMA da OAB-PB destacou as atividades em desenvolvimento, a exemplo do edital para escrita de advogadas que está aberto e recebendo material com relatos de experiências advocatícias, além da criação do clube do Livro da advogada da Paraíba. Ezilda Melo destacou ainda a importância da linguagem para combater violência de gênero na atuação profissional.

"É inadmissível expressões discriminatórias, termos chulos, apelidos ridicularizadores e adjetivos violentos com preconceito de gênero em peças profissionais ou no tratamento ao se referir às mulheres ou para difamar colegas advogadas". Além disso, destacou que o Conselho Federal da OAB precisa criar questionário para ter dados que comprovem, a nível nacional e em grande amostragem, se há violência institucional e profissional contra Advogadas, sem necessidade de falar sobre violência com terminologia que mescla palavra em inglês, utilizando somente termos da língua portuguesa.

Ezilda Melo, presidnete da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB

Ainda durante a Conferência, Ezilda Melo participou dos lançamentos de obras escritas por advogadas. Os títulos que foram autografados foram: “Advocacia Criminal Feminista”, “Direito e Maternidade”, “Águas de Mim”, “Em Terra Seca Nasce Flor”; “Arte, Emoção e Caos no Tribunal do Júri de Ariano Suassuna”, além de ter exposto também obras coletivas escritas por advogados e advogadas, da Editora Porta, a qual é diretora. A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB também esteve presente no stand da ABRACRIM Nacional, a quem cedeu exemplares de livros para sorteio com advogadas e participou do lançamento da Revista “As Criminalistas”, da qual é vice-diretora acadêmica.

Carta de Curitiba

A leitura da Carta de Curitiba pela vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) da OAB, Rejane Santos, marcou o encerramento dos trabalhos da IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, no início da noite desta sexta-feira (15/3). A edição realizada na capital paranaense contou com quatro mil participantes, representantes da advocacia de todo o Brasil.