top of page

Sucesso: IV Conferência Estadual da Mulher Advogada supera expectivas de público e organização

  • há 6 dias
  • 3 min de leitura

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba realizou, nesta terça-feira (31) e quarta-feira (1º de abril), a IV Conferência Estadual da Mulher Advogada, com o tema “Mulheres que Constroem: Inovação, Negócios e Enfrentamento às Violências”. O evento foi promovido pela Comissão da Mulher Advogada, em parceria com a Comissão de Combate à Violência e Impunidade Contra a Mulher e a Rede Sororidade da OAB. Veja fotos do evento clicando AQUI

 

A abertura foi conduzida pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, que destacou a importância do protagonismo feminino na advocacia e na sociedade. “Este é um espaço de construção coletiva, de fortalecimento das mulheres advogadas e de enfrentamento às desigualdades. A OAB Paraíba reafirma, com esta conferência, seu compromisso com a valorização da mulher e com a luta permanente contra todas as formas de violência”, afirmou.

 

A solenidade reuniu diversas autoridades do meio jurídico e institucional. Entre os destaques, estiveram a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Rose Morais, e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Dione Almeida. Representando o Governo da Paraíba, participou a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.


Em sua fala, Rose Morais ressaltou a relevância de iniciativas que fortalecem a presença feminina na advocacia em todo o país. “Eventos como este demonstram a força das mulheres na construção de uma advocacia mais inclusiva, inovadora e comprometida com a justiça social. É fundamental que continuemos ampliando espaços e garantindo voz ativa às advogadas brasileiras”, destacou.

 


Compuseram ainda a mesa a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Herminegilda Leite; a procuradora de Justiça Fabiana Muller, representando o Ministério Público estadual; e a procuradora do Estado Sancha Maria Formiga Cavalcanti. A procuradora do município de João Pessoa, Thaís Boueres, também esteve presente.

 

No âmbito da OAB Paraíba, participaram a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Raissa Helena; a presidente da Comissão de Combate à Violência e Impunidade Contra a Mulher, Laura Lopes; a presidente da Rede Sororidade, Werna Marques; além das as ex-presidentes da Rede Sororidade, Francisca Leite e Janayna Nunes. 

 

A diretoria da OAB-PB também marcou presença, com a vice-presidente Janny Milanês, o secretário-geral Diego Cabral, a tesoureira Jullyanna Viegas e a diretora de compliance e tesoureira adjunta Joelma Carneiro.

 

Ainda participaram a presidente da OAB Subseção Cajazeiras, Lilian Tatiana; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba, Larissa Bonates; e a vice-diretora da Escola Superior da Advocacia, Ezilda Melo.



 


Também estiveram presentes a vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Mônica Cavalcanti; a conselheira federal Renata Mangueira; a ouvidora da mulher, Renata Quintans; e a defensora pública Madalena Abrantes.

 

Representando instituições estaduais, participaram ainda a segunda-dama da Paraíba, Camila Mariz; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Danielle Christine Dutra de Lucena; e a presidente da Junta Comercial do Estado, Gregoria Benario.


Por fim, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB, Raissa Helena, afirmou que o principal objetivo da Conferência "foi oferecer uma experiência imersiva voltada ao fortalecimento da independência e do protagonismo da mulher advogada, com ferramentas práticas para liderança, empreendedorismo e construção de trajetórias profissionais sustentáveis”.




Combate ao Assédio Dentro da programação da Conferência, a OAB-PB lançou um novo Comitê de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação de Gênero. Com caráter consultivo e composição majoritariamente feminina, o comitê terá como principal função acompanhar as demandas protocoladas junto à Ouvidoria Geral da Mulher da OAB-PB. O grupo atuará de forma integrada durante todas as etapas dos procedimentos, com o objetivo de assegurar que a perspectiva de gênero seja respeitada desde a apuração até a conclusão dos casos. Também foi lançada uma cartilha voltada à prevenção e ao enfrentamento do assédio no ambiente profissional e institucional. As iniciativas marcam um avanço institucional no enfrentamento dessas práticas no âmbito da advocacia paraibana.

2 comentários


Brenda Daigneault
Brenda Daigneault
há um dia

This is such an insightful and well-written post! I really appreciate the effort you’ve put into making the content both informative and engaging. It’s refreshing to read something that provides real value and clarity to readers.

For anyone navigating the funding landscape, professional Grant Writing Services can make a meaningful difference. These services specialize in identifying suitable opportunities and crafting compelling applications that align with funder expectations. By leveraging Grant Writing Services, you ensure that your proposals are clear, detailed, and impactful. This not only improves your chances of receiving funding but also helps present your ideas in the most professional manner. Investing in expert assistance can turn a good concept into a successfully funded project, making your efforts more rewarding.

Curtir

Whitney Richard
Whitney Richard
há 2 dias

 Iniciativas como esta fortalecem não só as advogadas, mas toda a advocacia e a sociedade, mostrando que igualdade, voz ativa e oportunidades concretas fazem a diferença. Excelente trabalho de todas as comissões e participantes!

Sprunki Game

Editado
Curtir
bottom of page