Pela primeira vez na história, OAB-PB empossa Procuradora de Prerrogativas aprovada em processo seletivo

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), empossou, nessa segunda-feira (0), a advogado Simone Barsi no cargo de Procuradora de Prerrogativas, durante solenidade na presidência da Instituição. Simone foi aprovada em Processo Seletivo, o primeiro realizado para o cargo na história da OAB-PB.

O evento, comando pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, contou com a presença da secretária-geral Adjunta e corregedora-geral da OAB-PB, Larissa Bonates; dos conselheiros federais da OAB: Marina Gadelha e André Cabral; da presidente da comissão de prerrogativa das OAB-PB, Janny Milanês; a vice-presidente da Caixa de Assistência da Advocacia (CAA-PB), Renata Mangueira; da coordenadora da Rede Sororidade, Janayna Nunes; do presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Marcio Maranhão; presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Joacil Freire Jr; do presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Matheus Brito; e da advogada Marina Cunha Lima

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destaca que o concurso é mais um compromisso de campanha efetivado pela atual gestão. Ele explicou que a Procuradoria de Prerrogativas da OAB-PB já existe e atua, em conjunto com a Comissão de Prerrogativas, na defesa o exercício profissional da classe.

“Esse é o momento que diz muito do comprometimento que esta gestão tem com prerrogativas. Esse é um tema que evoca anos atrás, sempre se buscou profissionalizar a fase de acompanhamento de processos administrativos, judiciais, relativos à afetação a prerrogativas e nós conseguimos profissionalizar contratando uma procuradora específica para a demanda relativa a defesa da advocacia e sua valorização”, destacou o presidente

“É um momento para nós muito significativo, tendo a oportunidade de incorporar aos quadros da Ordem uma pessoa competente, que chegou ao cargo graças a uma seleção qualificada que foi feita. Certamente a procuradora Simone Barsi muito contribuirá para a otimização das ações de defesa das prerrogativas da OAB da Paraíba”, acrescentou Harrison Targino.

Após ser empossa, Simone Barsi disse estar muito orgulhosa em fazer parte da Procuradoria de Prerrogativas da OAB-PB. Ela também destacou a ação da Diretoria, na pessoa presidente Harrison Targino, de empossar uma procuradora por meritocracia.

“Meu trabalho será pautado na busca pela valorização e defesa do advogado através de suas prerrogativas, que é algo nato da Advocacia e basilar no estado democrático de Direito. Estou à disposição de toda a classe, estou aqui para somar e para assessorar. Enfim, Estou à disposição de toda a classe da advocacia da Paraíba, na busca da defesa das prerrogativas e da valorização do advogado. A gente sabe que isso é fundamental para o exercício da advocacia forte, livre e atuante”, ratificou

Já secretária-geral Adjunta e corregedora-geral da OAB-PB, Larissa Bonates; destacou a importância do processo seletivo para a profissionalização da defesa das prerrogativas. “O ingresso da nova procuradora, que foi feita por um processo seletivo público isento. E eu não tenho dúvidas que ela vai contribuir, a pessoa vai contribuir com a fortalecimento das prerrogativas, matéria esta muito cara, a nossa advocacia. Lembrar aqui mais uma promessa de campanha sendo cumprida na gestão do Presidente Fiat Santagino, o qual honra a classe com seus feitos.

A presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Janny Milanês, afirmou que a profissionalização da Procuradoria de Prerrogativas representa o cuidado, a sensibilidade, o compromisso e a seriedade com a qual a OAB-PB trata o tema na Paraíba.

"Prerrogativas são inegociáveis, e neste sentido, estaremos sempre na busca pelo aperfeiçoamento desse processo de defesa das Prerrogativas da Advocacia. Preciso deixar registrado, em nome da Comissão, nosso agradecimento à gestão por ter efetivado algo que há muito suplicávamos e que hoje se torna realidade. À Advocacia nossa garantia de estar sempre no combate às violações, fazendo com que cada uma e cada um posso exercer com liberdade e altivez seu tão honrado munus público", disse.