Paulo Maia assume presidência da Comissão de Direitos Sociais da OAB Nacional

Fotos: Raul Spinassé

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e conselheiro federal da OAB, Paulo Maia, foi empossado, durante solenidade na noite desta segunda-feira (16), presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais. O evento, comandado pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, aconteceu no Conselho Federal da Ordem, em Brasília (DF).

Além de Paulo Maia, foram empossados os advogados e advogadas Elton Jose Assis (vice-presidente), Layla Milena Oliveira Gomes (secretária) e Katianne Wirna Rodrigues Cruz Aragão (secretária-adjunta), bem como os demais membros do colegiado: João Carlos Fonseca Batista, Joice Elizabeth da Mota, Marcos D’Avila Melo Fernandes, Raimar Rodrigues Machado, Abraão Verissimo Júnior (membro-consultor), Felipe Vasconcellos Cavalcante (membro-consultor) e Murilo Guedes Chaves (membro-consultor).

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, prestou homenagem ao presidente da comissão durante a solenidade. “Paulo é uma referência para mim e é um dos combatentes que mais admiro nas fileiras da advocacia. Portanto, é uma honra contar com sua colaboração nos trabalhos da minha gestão”, afirmou ele. “Por meio da Comissão Nacional de Direitos Sociais a OAB reafirma o seu compromisso ético e jurídico com uma sociedade cada vez mais igualitária. Uma sociedade onde todas e todos tenham acesso irrestrito aos direitos sociais constitucionalmente estabelecidos”, completou o presidente.

Paulo Maia, por sua vez, salientou enxergar um simbolismo importante no fato de um advogado trabalhista assumir a presidência da Comissão Nacional de Direitos Sociais. “Sabemos que as comissões, se não são o coração da OAB, que são as prerrogativas, são suas artérias. Conduzem o sangue para todos os rincões onde a advocacia está e onde há necessidade de enfrentamento de temas diversos com coragem, mas também com equilíbrio, respeito e o republicanismo, que é exigido da OAB. Com muita alegria, recebo essa incumbência”, disse ele.

Comitiva Paraibana

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino; os conselheiros federais pela Paraíba, André Cabral e Rogério Varela (representante da advocacia no CNMP); e Coordenador Nacional de Interiorização da OAB, o paraibano João de Deus Quirino Filho; prestigiaram a solenidade . "Uma alegria muito grande presenciar a posse do nosso conselheiro federal e eterno presidente Paulo Maia numa das mais conceituadas comissões da OAB, que é a de Direitos Sociais", afirmou Harrison Targino.

Outras presenças

Também participaram da solenidade, entre outras personalidades, o vice-presidente da OAB, Rafael Horn, a secretária-geral, Sayury Otoni, o diretor-tesoureiro, Leonardo Campos, o ex-presidente da OAB, Cezar Britto, o presidente do IAB, Sydney Sanches, o presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento, o coordenador do Colégio de Presidentes Seccionais da OAB, Erinaldo Dantas, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, e a ex-presidente do IAB, Rita Cortez, representando o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanel Pereira, e o ministro Alberto Bastos Balazeiro.

A solenidade contou ainda com a presença dos presidentes de Seccionais: Erinaldo Dantas (CE), que é também coordenador do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da oab; e Márcio Melo Nogueira (RO); - o procurador nacional de Prerrogativas do CFOAB, Alex Sarkis; o ouvidor nacional do Conselho Federal da OAB, José Augusto Noronha; o representante do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o vice presidente da primeira região, Caio Marinho; o procurador federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Paulo Bernardo; e o senhor João Paulo Barreto, representando o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco.