A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), inaugurou, nesta sexta-feira (26), a Nova Sala dos advogados na Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa (PB). O espaço recebeu o nome do advogado Werton Soares, falecido em 2019.
O evento foi comando pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, e contou com a presença do Comissão de Execução Penal, Daniel Allison; da vice-presidente Dayane Carvalho; da presidente da Comissão de Perrogativas da OAB-PB, Janny Milânes; do vice-presidente Joaquim Lorenzoni; da vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados CAA-PB), Renata Mangueira; do presidente da presidente da Comissão de Justiça Criminal da OAB-PB, Júnior Moura; do secretário-executivo da secretaria da Administração Penitenciária, João Paulo; do diretor do presídio, Paulo Lopes; do conselheiro estadual, Alberdam Carvalho; e diversos advogados e advogadas
“Quero agradecer a toda a Comissão de Execução Penal da OAB-PB pelo empenho, diálogo e persistência na luta comum para garantir espaços como este (Sala da Advocacia) que permitem à advocacia exercer sua função com liberdade e autonomia. Também estou feliz em poder homenagear um colega de profissão que se foi de forma precoce”, disse o presidente da OAB-PB.
"Isso é um momento importante porque significa um espaço de interlocução da advocacia com seus clientes no próprio sistema penitenciário, numa sala confortavelmente instalada para garantir a ação livre da Divocacia na defesa dos interesses de seus clientes", acrescentou Harrison Targino.
O presidente da Comissão de Execução Penal, Daniel Allison, agradeceu o diálogo sempre aberto e a sensibilidade do presidente da OAB-PB, Harrison Targino, e disse que o trabalho desenvolvido pela comissão é fruto de uma boa gestão. Para Allison, o momento é importante, pois vai garantir mais dignidade no trabalho de advogados e advogadas, além de homenagear um colega de profissão que se destacou na advocacia criminalista. “Esse espaço vai proporcionar mais comodidade a todos os colegas e assim fortalecer o exercício da nossa profissão”, observou.
"Hoje é um grande dia para a Advocacia Criminal do nosso estado, pois essa sala era uma solicitação antiga da classe. O presídio é de 1945, não tinha ainda a sala e não é só a inauguração, também tem a homenagem ao saudoso doutor Wérton Soares, que foi um grande advogado criminalista e que teve sua vida interrompida em 2019. Então, ganha a Advocacia Criminal com a inauguração e ganha também a família com a homenagem, acrescentou Daniel Allison.
O secretário executivo de Estado da Administração Penitenciária, João Paulo, afirmou que a parceria com a OAB-PB foi fundamental para garantir a Sala da Advocacia na penitenciária. “Esse espaço é fruto de uma parceria que foi firmada entre instituições, e assim foi utilizada a mão de obra dos reeducandos para construir esse ambiente que vai atender toda a advocacia, todo e qualquer advogado que procura o sistema prisional, dando dignidade ao atendimento. Para nós, que fazemos o Governo do Estado da Paraíba, é uma satisfação imensa participar desse momento importante para que tenhamos o exercício da advocacia sendo realizado da melhor forma possível”, afirmou.
A vice-presidente da Comissão de Execução Penal, Dayane Carvalho; agradeceu a OAB-PB e parabenizou o presidente Harrison Targino, "não só pela inauguração da sala, mas pela excelente gestão, por estar sempre à frente e nos mostrando compromisso com a Advocacia Paraibana".
Cristian Hluan, cunhado do hemenageado Werton Soares, falou em nome da família. "Para nós da família é uma honra, é uma alegria muito grande receber essa homenagem. Júnior, como a família cariozamente o chamava, foi um grande profissional e, acima de tudo, um bom filho, um bom cunhado, um bom irmão, um bom tio. Para nós da família é uma alegria grande a OAB fazer essa homenagem. Agradecemos a toda a Comissão, ao presidente Harrison Targino", disse.
A nova sala foi inaugura em parceria com a CAA-PB e a secretaria da Administração Penitenciária.
Comments