OAB lança oficialmente Censo Nacional da Advocacia na Paraíba

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, lançaram oficialmente, neste sábado (16), o Primeiro Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira. Os presidentes convocaram, em vídeo publicado nas redes sociais, toda a advocacia, para responder ao levantamento.

O objetivo do censo é conhecer a realidade dos advogados e advogadas de todo o país, identificando dificuldades, peculiaridades e características regionais do exercício profissional.

O questionário está sendo aplicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) por meio de uma plataforma digital. Além do perfil sociodemográfico e do foco na atuação profissional, também foram incluídas perguntas sobre saúde, etnia, uso da tecnologia e prerrogativas e honorários.

O questionário pode ser acessado no site da OAB-PB (www.oabpb.org.br) ou clicando AQUI

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, destaca que o "esse grande levantamento sobre a situação e perfil da advocacia é fundamental para planejar ações nacionais, estaduais e locais relativas a advocacia". "Essa ação busca garantir os espaços devidos a todos e todas, além de atualizar o desenho de atores que fazem parte do mundo da advocacia”, afirmou o presidente da OAB-PB.

"É uma pesquisa pioneira, para que possamos conhecer as particularidades de nossa classe. Com os dados, iremos desenvolver ações ainda mais dirigidas e efetivas para o desenvolvimento da advocacia, em todos os cantos do país", afirmou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.