top of page

OAB e MEPCT firmam parceria para fortalecer políticas de prevenção e combate à tortura na Paraíba

  • 5 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB, Agnes Pauli, se reuniram, nessa terça-feira (04), com representantes do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura da Paraíba (MEPCT-PB) para discutir uma parceria institucional com o objetivo de fortalecer a política pública de prevenção e enfrentamento à tortura no Estado.

 

O encontro também teve como finalidade a apresentação do MEPCT-PB e de seus integrantes: Jaíne Araújo Pereira, advogada, perita e coordenadora-geral; Luísa Câmara Rocha, advogada, perita e coordenadora-adjunta; e o advogado Matheus Vicente Gomes, perito e secretário-executivo. Na ocasião, também foi discutida a importância da atuação conjunta entre o Mecanismo e a OAB-PB na consolidação dos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade na Paraíba.

 

Durante a reunião, foi destacada a relevância da participação da OAB-PB no Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura da Paraíba (CEPCT-PB), órgão instituído pela Lei Estadual nº 9.413, de 12 de julho de 2011, que, entre suas atribuições, coordena o sistema estadual de prevenção à tortura, avalia políticas públicas e propõe medidas de aprimoramento. A presença da Ordem no Comitê é garantida por lei, conforme o artigo 3º, inciso VI, da referida norma.

 

Demonstrando compromisso com a pauta, o presidente da OAB-PB, Harrison Targino, confirmou a participação ativa da instituição no Comitê e colocou à disposição a estrutura da Casa dos Direitos Humanos para agendas e atividades conjuntas. Já o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Agnes Pauli, manifestou “a intenção de firmar uma parceria técnica especializada com o MEPCT-PB, visando ampliar a capacidade de monitoramento e promoção de direitos no sistema prisional e em demais locais de privação de liberdade”.


 

Como resultado direto da parceria, a advogada Lly Toledo, integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB, foi indicada como representante titular da Ordem junto ao Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. A instituição também se comprometeu a indicar, em breve, um suplente para a função.

 

Para a coordenadora-geral do MEPCT-PB, Jaíne Araújo Pereira, a aproximação com a OAB-PB representa um passo importante na consolidação de uma rede estadual efetiva de prevenção à tortura. “A OAB é um ator fundamental no sistema de justiça e sua presença ativa no Comitê contribui para fortalecer a proteção dos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade”, afirmou.

2 comentários


morven anselm
morven anselm
há 7 dias

Melon Playground shines thanks to its wild physics. Small experiments can spiral into hilarious or chaotic outcomes, making every action feel fresh, surprising, and endlessly entertaining in its own unique way.

Editado
Curtir

Game Scrandle
Game Scrandle
12 de nov. de 2025

In SoFlo Wheelie Life, every second counts — keep your front wheel off the ground and prove your skill in this smooth, realistic biking experience.

Curtir
bottom of page