top of page

OAB, APAPREV, IBDP e INSS debatem implantação do ATESTEMED e concessão de benefícios a segurados da Paraíba




A presidente da Comissão de Direito Previdenciário e conselheira Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Jullyanna Viégas; a presidente da Associação Paraibana dos Advogados Previdenciaristas (APAPREV-PB), Janalywya de Andrade; o Diretor Institucional da APAPREV-PB; Alysson Fortuna; a presidente do IBDP, Aline Medeiros; se reuniram, quinta-feira (15), com o gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de João Pessoa, Rogério da Silva Oliveira; e o gerente executivo do INSS de Campina Grande, Marcus Vinicius, para tratar do ATESTEMED e a concessão de benefício por incapacidade temporária, através de novas ferramentas trazidas pelo INSS.


Também participaram da reunião os advogados Fagner Falcão, Manoel Viera e Ralf Nóbrega; e os servidores do INSS Gunnar Silvestre (coordenador de benefício da gex cpg) e Erinaldo Carneiro (coordenador de benefícios por incapacidade da gex cpg).


A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PB, Jullyanna Viégas, destacou a importância da ferramenta ATESMED para garantir agilidade, conforto e comodidade para o cidadão paraibano.


"O objetivo do ATESTIMED é dar agilidade na concessão dos benefícios aos segurados do INSS, garantir com maior rapidez a concessão dos benefícios e fazer com que a fila diminua, evitando deslocamento da pessoa que já está com dificuldades para uma outra região ou uma região bem distante, principalmente para quem mora no interior do Estado. Com o ATESTMED o cidadão poderá realizar com maior agilidade o processo e ter o seu benefício concedido no tempo mínimo, ou seja, no curto espaço de tempo e garantindo assim um atendimento muito mais humanizado", explicou Jullyanna Viégas.


O coordenador de benefícios, Erinaldo Carneiro, destacou ser extremamente importante a reunião entre a OAB-PB e INSS para pontuar requisitos para pedir o benefício por incapacidade pela análise documental. "O objetivo principal foi esclarecer dúvidas no tocante as regras e fluxos operacionais. Avalio que conseguimos mostrar as vantagens para o cidadão que optar por essa modalidade de requerimento, quais sejam: evitar grandes deslocamentos e obter maior agilidade na análise e conclusão do pedido", ratificou.


Já o superintendente do INSS, Marcus Vinicius, destacou que para "a gerência executiva de Campina Grande é uma grande e enorme satisfação poder apresentar e discutir com a OAB-PB, bem como com as demais instituições que se fizeram presente, o ATESTMED, ferramenta que teve origem na medida provisória 1113, convertida na lei 14.441".


"Essa nova ferramenta é capaz de equalizar em todo o Brasil o tempo médio de espera para uma perícia médica. Importantíssima ferramenta para a nossa Paraíba, onde temos uma carência muito grande de peritos médicos no sertão do Estado, evitando dessa maneira os grandes deslocamentos e assim fomentando a análise e o reconhecimento do segurado, de uma maneira mais simples e ágil, por meio da análise documental encaminhada para o ATESMED. É um avanço trazido pela tecnologia que vai trazer o que é mais importante para o INSS, que é o cuidado com o cidadão e o reconhecimento do seu direito, para que estejamos sempre mais próximos daqueles que mais precisam", declarou Marcus Vinivius.


O presidente da OAB-PB, Harisson Targino, destacou a importância ATESMED, sobretudo pelo fato da Paraíba ter sido projeto piloto na implantação da ferramenta. "O ATESMED é fundamental para toda a advocacia e sociedade, como forma de agilizar os requerimentos e atender a necessidade da população, acelerando os pedidos de benefícios e reduzindo o tempo de espera", afirmou.


Confira clicando AQUI o passo a passo do ATESMED. No link, o advogado e advogada encontram todas as informações sobre a nova ferramenta do INSS.

bottom of page