OAB, DETRAN e PRF realizam Simpósio as Mulheres no Trânsito em Guarabira

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PB) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), deram continuidade, nessa terça-feira (19), ao Simpósio as Mulheres no Trânsito, na Subseção da OAB de Guarabira, no Brejo paraibano.

O evento já foi realizado na Subseção de Patos, no último dia 07 e em Cajazeiras no dia 13, e também acontecerá nas cidades de João Pessoa (dia 21) e Campina Grande (dia 26).

A presidente da comissão de Direito de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB-PB, Giordana Coutinho, destaca que o objetivo do seminário é abordar a importância das mulheres para a concretização de um trânsito mais seguro e humanizado, e faz parte da programação das atividades da OAB-PB no Mês da Mulher.

"O Simpósio desmitifica o famoso ditado “mulher no volante, perigo constante!”, pois dados estatísticos comprovam que na realidade as mulheres são excelentes condutoras de veículos; se destacam quando exercem atividades relacionadas ao trânsito; e provocam menos sinistros", destacou Giordana Coutinho.

A presidente da Comissão da Mulher da Subseção de Guarabira, Fernanda Freitas, afirmou que "a iniciativa de realizar eventos com essa temática é de extrema relevância, considerando que a igualdade de gênero é algo que, infelizmente, ainda está distante de ser alcançada em nosso país". "Com isso, propagar o fato de que as mulheres são prudentes no trânsito é uma maneira efetiva de combate a violência de gênero. Parabenizo a Comissão de Direito de Trânsito da OAB Paraíba, o Detran e a PRF pela brilhante ação", disse.

⁠Também participaram do evento a a diretora de Operacional do Detran, Roberta Neiva; a Coordenadora da Educação de Trânsito do DETRAN-PB, Ariana Nogueira; ⁠o superintendente executivo da PRF, Jeová Querino; o tesoureiro da Subseção da OAB de Guarabira, Fábio Mariano; a vereadora de Guarabira, Jussara Maria; o superintendente da Semob de Guarabira, Matheus; a reitora do IFPB, Kyara Nóbrega; e representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.