TJPB acata pedido da OAB-PB e regulamenta atendimento virtual de magistrados a advogados

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) atendeu OFÍCIO da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e publicou ato regulamentando o atendimento virtual por magistrados do TJPB aos advogados, procuradores, Defensores Públicos, membros do Ministério Público e da Polícia Judiciária e das partes, no exercício do seu jus postulandi, durante o período das medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19).

No ofício, a OAB-PB destacou a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovando a edição de ato normativo onde recomenda aos tribunais brasileiros a regulamentação do atendimento virtual.

“Em razão da necessidade da observância de cautela na prática de atos presenciais no âmbito do Poder Judiciário por razões de ordem sanitária e epidemiológica, a sua realização por meio de plataformas de comunicação presencial, mas remota e não física, se estabeleceu como alternativa eficaz e eficiente. Um dos fundamentos do ato normativo aprovado é o de aumentar a efetividade dos procedimentos judiciais, por meio do aperfeiçoamento das estruturas de governança, infraestrutura, gestão e uso de procedimentos cibernéticos”, destaca a OAB-PB no ofício.

O ato do TJPB determina que os juízes e desembargadores deverão realizar os atendimentos adotando, prioritariamente, as plataformas de videoconferência já utilizadas para a realização de audiências e/ou sessões de julgamento em órgãos colegiados.

Confira o ato do TJPB clicando AQUI

A OAB-PB também encaminhou ofícios ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e ao Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB) solicitando ao atendimento virtual.