OAB realiza correição de processos do Tribunal de Ética e Disciplina

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), recebeu, nessa quinta-feira (4), a visita da Corregedoria do Conselho Federal da OAB (CFOAB) para mais uma etapa das atividades de correição realizadas em todo o país. A iniciativa tem como objetivo principal a obtenção de informações relativas ao processo ético-disciplinar das Seccionais.

Na oportunidade, foram analisadas as estruturas físicas do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-PB e as salas de audiências, além dos procedimentos de trabalho adotados pela unidade.

A corregedora-geral adjunta do CFOAB, Wadna Saldanha, explicou que o objetivo da Coreição é verificar como está o andamento dos processos. "A nossa grande preocupação nessas correições é rerificar a eventual existência de prescrição, quantos julgamentos vêm sendo feitos e fazer levantamento de eventuais nulidades. Na verdade, a nossa intenção não é fazer julgamentos, é basicamente fazer um trabalho de informação. Observar os pontos críticos de cada Seccional e a partir destes pontos críticos a gente desenvolver um trabalho informativo, para que os processos sejam aperfeiçoados de modo a evitar nulidades processuais e, principalmente, a questão da prescrição, que é o grande problema que a gente está enfrentando nas seccionais das OABs no Brasil inteiro", declarou.

Já a secretária-geral Adjunta e corregedora-geral da OAB-PB, Larissa Bonates Souto, ressaltou a importância da Correição para melhorar ainda mais o trabalho do Tribunal de Ética da OAB-PB.

"Estivemos recebendo com muita satisfação a Corregedoria Nacional, sendo representadoa pela sua corregedora Adjunta, doutora Vadna, em comum com a assessora competente doutora Aline. Passamos o dia imensos a responder questões e fizemos uma força-tarefa para demonstrar os números nosso TED. Em posse do relatório final formulado pela Corregedoria poderemos detectar alguns gargalos para implementarmos melhorias no fluxo do nosso Tribunal de Ética e Disciplina", destacou.