top of page

Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PB bate recorde de produtividade em 2023


O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), está prestes a encerrar o exercício de 2023 com um novo recorde de produtividade, marcando mais um capítulo exitoso da atual gestão da OAB-PB. Sob a direção do presidente da OAB-PB, Harrison Targino, e do presidente do TED, Paulo Freire, o órgão tem se destacado pelos resultados expressivos, fruto do aprimoramento dos procedimentos internos e da visão estratégica de seus líderes.


Harrison Targino destaca que “a gestão da OAB-PB está empenhada em fortalecer a integridade na prática da advocacia”. “Os números recordes refletem nosso compromisso em manter altos padrões éticos e garantir a confiança da sociedade na nossa classe.

O TED-PB reafirma seu compromisso em zelar pela ética e pela transparência na advocacia, buscando sempre aprimorar seus processos internos para cumprir sua missão institucional”, declarou o presidente da OAB-PB.


O presidente do TED, Paulo Freire, destaca que o Tribunal tem desempenhado bem seu “papel fundamental no fortalecimento da ética na advocacia”. “Seu comprometimento com a transparência e a eficiência nos processos internos reflete-se nos números preliminares do relatório anual, que indicam um recorde de 206 novas representações e 112 processos pautados para julgamento”, revelou.


“A visão expansiva do Presidente da Seccional, Harrison Targino, também tem sido um fator determinante nesse sucesso. O aumento do número de membros e turmas julgadoras, aliado à postura incisiva na promoção de altos padrões éticos, tem contribuído significativamente para a conquista de resultados expressivos pelo TED”, acrescentou Paulo Freire.



O relatório completo do TED/PB será divulgado no final do ano, mas os números preliminares já apontam para um novo recorde de produtividade. Destaca-se, ainda, o número inédito de sugestões para aplicação da pena máxima de exclusão, totalizando oito casos. Embora o índice de condenação não seja um indicador de sucesso, ele evidencia o compromisso da Instituição em elevar os padrões éticos na advocacia, reforçando sua postura intolerante em relação a práticas ilegais.


Paulo Freire enfatiza que “a ética é o alicerce da advocacia e a missão no TED-PB é assegurar que os princípios que regem a advocacia sejam mantidos com rigor e justiça."



bottom of page