OAB-PB se reúne com TRT13 para discutir retorno de sessões presenciais e outros temas

Atualizado: 1 de nov. de 2022

O presidente da Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino; a secretária-geral Adjunta, Larissa Bonates; o presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da OAB-PB, Fred Quirino; e a vice-presidente da Comissão, Daniella Tavares ,se reuniram, com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13), Leonardo Trajano, para tratar de melhorias na atuação da Justiça do Trabalho, com foco principal nas novas resoluções e atos que disciplinam o retorno de todas as atividades presencias do TRT13.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, considerou a reunião extremamente positiva, uma vez que o presidente do TRT13, Leonardo Trajano, se mostrou extremamente sensível as demandas da advocacia. Harrison também destacou a importância do TRT para toda a sociedade, dada a função social que representa. “ A atual gestão do TRT13 tem sempre pautado suas ações com respeito a advocacia e a sociedade em geral”, declarou.

O presidente do TRT13, Leonardo Trajano, destacou que a OAB é uma parceira histórica e relevantíssima do Tribunal. “Sempre importante receber os representantes da Ordem, que focalizam os anseios da sociedade. Os pedidos trazidos são sempre destinados ao aprimoramento da prestação jurisdicional por parte do nosso Tribunal. Foi uma visita de cortesia, mas também um diálogo construtivo visando aperfeiçoar a prestação jurisdicional, um maior entrosamento entre a advocacia e o nosso Tribunal. Na verdade, ganham o Tribunal, a advocacia e a sociedade paraibana”, afirmou.

Já o presidente da Comissão de Justiça do Trabalho da OAB-PB, Fred Quirino, ressaltou que na reunião também foram tratadas questões referentes a construção da sala da advocacia no Fórum Trabalhista, que deverá ser inaugurada ainda este ano; além da sala da advocacia na própria sede do TRT, que já tem espaço para instalação e o presidente ficou de resolver a questão até dezembro.

Fred Quirino destaca também que, apesar das resoluções que determinam o retorno das atividades presenciais, foi garantido pelo TRT que continuará para o advogado que optar as audiências virtuais. "Se não houver uma objeção justificada para que a audiência seja obrigatoriamente presencial está garantido o juízo 100% digital, com os advogado podendo fazer a opção de realizar a audiência do conforto de seus escritórios", disse.

Também foram discutidas questões referentes a própria sala de julgamento, com a direção do TRT firmando procedimentos para assegurar o acesso ao Wifi e a disponibilização de maior número de tomadas para carregar dispositivos móveis (notebooks, tabletes e celulares).

"Por fim, conversamos sobre melhorais na pauta de julgamento do Tribunal, com foco em dar prioridade aos advogados que participam presencialmente das audiências; além de um estudo para organizar melhor a pauta das sessões para que o o advogado muitas vezes não chegue às 08h30 da manhã e ficar até as 15h esperando seu processo ser julgado", concluiu.