OAB-PB realiza Talk Show sobre Direito Previdenciário

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), por meio da Comissão de Direito Previdenciário, realizou, nesta sexta-feira (21), o primeiro Talk Prev sobre Direito Previdenciário na Prática. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino; e contou com a mediação da presidente e do vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PB, Jullyanna Viegas, e Ivo Castelo Branco, respectivamente.

O talk show também contou com palestras do Juiz Federal da 13ª Vara Federal da JFPB, Arthur Napoleão; do chefe do serviço de gerenciamento de benefícios da gerência executiva do INSS em João Pessoa, José Wilker; do gerente executivo do INSS de Campina Grande, Marcos Vinícius; da advogada, perita trabalhista e grafotécnica do TRT13, Catiana Matias; e do juiz federal da Turma Recursal da Justiça Federal, Sérgio Murilo.

“O evento foi um grande sucesso com a presença de diversos advogados, magistrados, representantes do INSS e peritos. O Talk Prev irá acontecer em todas as regiões do estado, com o objetivo fortalecer toda a advocacia previdenciária paraibana”, declarou a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PB, Jullyanna Viegas.

O juiz federal Arthur Napoleão destacou a relevância dos temas debatidos no Talk Prev. “Foram temas atuais e é interessante que a advocacia participe, pois o advogado tem papel importantíssimo nas lides previdenciárias, uma vez que representa pessoas hipossuficientes”, observou.

Já o juiz Sérgio Murilo disse que o debate “sobre direito previdenciário na comunidade jurídica é extremamente enriquecedor, além de contribuir para um melhor atendimento e efetiva prestação de tutelar jurisdicional as pessoas que mais precisam dos benefícios previdenciários”.

O gerente executivo do INSS de Campina Grande, Marcos Vinícius, afirmou que o Talk Show representa um marco para a advocacia previdenciária na Paraíba. “Esses eventos, que trazem o conhecimento previdenciário, a prática cotidiana, são de extrema importância, sobretudo por unir o judiciário, o executivo e a advocacia”, disse. Na oportunidade, Marcos Vinicius lembro que o acordo de cooperação entre a OAB e o INSS já atinge a quantia de mais de 150 mil requerimentos.

O chefe do serviço de gerenciamento de benefícios da gerência executiva do INSS em João Pessoa, José Wilker, destacou a importância do estreitamento da relação entre o INSS e a OAB. Com relação ao evento, José Wilker destacou a importância do debate por tratar de temas como automação. “Muitas pessoas se sentem com o seu acesso restringido, já que as vezes informações requeridas em processos administrativos previdenciários não são informadas adequadamente e os requerimentos são indeferidos. Então, conhecer o processo de automação é de grande valia para os advogados em sua atuação previdenciária”, afirmou.

Por fim, a perita trabalhista do TRT13, Catiana Matias, falou sobre a importância da pericia técnica judiciária, de orientação aos clientes e juntar documentação em ordem cronológica.