top of page

OAB-PB participa de Correição no TRT13

  • cristianoteixeira76
  • 14 de out.
  • 3 min de leitura

ree

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, participou, nessa segunda-feira (13), da abertura da correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). A correição é conduzida pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e tem como objetivo avaliar o funcionamento das unidades judiciárias, identificar boas práticas e propor melhorias na prestação jurisdicional.


Durante o evento, Harrison Targino destacou a importância do processo correcional para o fortalecimento da Justiça do Trabalho e o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade. “O momento da correição é, acima de tudo, uma oportunidade de diálogo institucional, de construção conjunta entre magistrados, servidores, advogados e a sociedade civil. A advocacia paraibana valoriza e reconhece a relevância desse processo para garantir uma justiça célere, eficiente e acessível a todos”, afirmou Harrison Targino.


Esta é a primeira correição conduzida pelo ministro José Roberto Freire Pimenta desde que assumiu o cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho, no dia 25 de setembro.

A presidente do TRT-PB, desembargadora Herminegilda Leite Machado, deu as boas-vindas ao ministro José Roberto Freire Pimenta e a toda sua equipe.


“A nossa intenção aqui não é só procurar defeitos, mas também as qualidades do TRT-PB e divulgar para os demais tribunais, para que eles possam adotar esse bom caminho, que tenho certeza já está sendo adotado. Em síntese, a correição é um processo contínuo, que se estende no tempo e culmina nesta semana de atividades. Trata-se de uma construção coletiva, voltada para o fortalecimento da institucionalidade da Justiça do Trabalho e para o aprimoramento permanente da eficiência na prestação de um serviço público que tem como missão promover a justiça social”, afirmou o ministro-corregedor José Roberto Freire Pimenta.


As correições ordinárias fazem parte da rotina de fiscalização e orientação da Corregedoria-Geral em todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país. O objetivo é avaliar o desempenho institucional, aprimorar a gestão, ampliar a transparência e fortalecer a eficiência da Justiça do Trabalho.


Defesa da Advocacia


ree

Nesta terça-feira (14), o secretário-geral da OAB-PB, Diego Cabral; o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Igor Cruz; a vice-presidente da Comissão, Simone Nascimento; o secretário Adjunto da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Nacional, Abraão Verissimo; e os conselheiros estaduais da OAB-PB: Jorge Ribeiro, Joacil Freire e Adília Flor participaram de reunião com o ministro-corregedor, José Roberto Freire Pimenta.


"A OAB se fez presente aqui no TRT, com o ministro-corregedor Nacional apresentando os pleitos da advocacia, mas sobretudo fazendo o registro de agradecimento pelo excelente serviço prestado deste Regional para toda a sociedade. Enfim, estivemos reunidos com um leque de advogadas e advogados que vivem a realidade de Direito de Trabalho e que têm legitimidade para falar sobre o tempo. A OAB-PB agradece e vai sempre ocupar os espaços necessários em prol da defesa da Advocacia", afirmou.


Como funciona a correição


Durante a semana de atividades, a equipe da Corregedoria examina indicadores de desempenho, resultados alcançados, execução de projetos e cumprimento de diretrizes nacionais. A partir dos resultados dessa análise e do diálogo com o TRT, são elaboradas recomendações e orientações técnicas que fortalecem a transparência e a eficiência e contribuem para aprimorar práticas administrativas e jurisdicionais do Tribunal.


Pontos avaliados


Entre os aspectos observados estão:


Funcionamento das unidades judiciárias


Adesão à cultura de precedentes nos julgamentos e respeito às normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ratificadas pelo Brasil


Políticas de conciliação e mediação


Ações voltadas ao trabalho decente, diversidade e inclusão


Acesso da população à Justiça do Trabalho


Iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU


Também são analisados aspectos de gestão interna, como a distribuição equilibrada da força de trabalho, o desenvolvimento profissional de magistrados(as) e servidores(as) e a implementação de boas práticas administrativas.


O papel da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho


A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho é o órgão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) responsável pela fiscalização, orientação administrativa e disciplinar dos Tribunais Regionais do Trabalho, de seus magistrados(as) e dos serviços judiciários.


Entre suas atribuições estão a realização de inspeções e correições ordinárias e extraordinárias, a decisão de Pedidos de Providência e Correições Parciais e a promoção de medidas que assegurem a boa ordem e a eficiência processual em toda a Justiça do Trabalho.


Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB

1 comentário


Farmwald40365
31 de out.

Khám phá thiên đường giải trí trực tuyến của 32Win tại https://32win.football/casino-32win/ – nơi mọi trò chơi đều được thiết kế với đồ họa sắc nét, tỷ lệ trả thưởng minh bạch và trải nghiệm chân thực. Với công nghệ hiện đại, người chơi dễ dàng đắm chìm trong không gian sang trọng và an toàn của 32win football, tận hưởng cảm giác chiến thắng trong từng ván cược.


Curtir
bottom of page