OAB-PB participa da solenidade de posse da desembargadora Rita Leite Brito Rolim no TRT-13

Atualizado: 25 de mai. de 2023

A secretária-geral Adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Larissa Bonates Souto, representou a Instituição, nesta quarta-feira (24), na solenidade de ratificação da posse da magistrada Rita Leite Brito Rolim como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região).

Também participaram da solenidade o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA-PB), Diego Cabral, e os conselheiros estaduais da OAB-PB: Afrânio Neves de Melo Neto e Marcos Neto. A desembargadora ocupa a vaga aberta pelo desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire, que se aposentou em março deste ano.

Larissa Bonates Souto destaca que a magistrada sempre atendeu a advocacia com zelo e profissionalismo. “Temos convicção que a mesma exercerá o papel de desembargadora com a mesma competência que lhe foi peculiar durante todos os anos de serviços prestados a Sexta Vara do Trabalho de João Pessoa”, afirmou.

A secretária-geral Adjunta também ratificou os laços de parceria entre a OAB-PB e o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, “que é referência de celeridade para todo o Brasil”. “Também ficamos muito felizes em saber que uma mulher de tão alta competência estrará no corpo dos seletos desembargadores. Isso mostra que o TRT caminha para um sistema paritário, assim como já acontece na OAB Paraíba”, acrescentou.

Já o advogado-geral da União e irmão da desembargadora, Fábio Leite de Farias Brito, falou em nome da OAB-PB sobre a trajetória de Rita Leite Brito Rolim.

“Além de juíza do trabalho de reconhecida competência, é filha exemplar, esposa amorosa e mãe dedicada. Suas horas de trabalho são dedicadas principalmente ao jurisdicionado e segue na busca incansável pela melhor solução dos casos concretos, tanto em ações complexas quanto nas de maior simplicidade. Tamanha dedicação é de família: duas mulheres abriram caminhos no passado e, certamente, serviram de norte durante a vida profissional de Rita. Refiro-me, em primeiro lugar, à procuradora federal aposentada Vetúnia Leite Brito, mãe da nova desembargadora, e que foi uma das primeiras mulheres a se formar no curso de Direito na PUC do Rio de Janeiro nos anos de 1960. Em segundo lugar, lembro da tia, a desembargadora aposentada Clara Leite de Resende, a primeira mulher a ocupar este cargo no Tribunal de Justiça de Sergipe. O exemplo de força dessas mulheres certamente lhe acompanha. O TRT-13, com sua posse, dá importante passo rumo à igualdade de gênero", destacou.

Currículo

Rita Leite Brito Rolim é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Sua trajetória profissional se dá majoritariamente no âmbito da Justiça do Trabalho da Paraíba, começando em maio de 1993 como juíza substituta em Varas do Trabalho de João Pessoa. Pouco depois, em julho daquele mesmo ano, se torna juíza titular da Vara do Trabalho de Monteiro, cargo que ocupa até 1997, quando é transferida para a Vara do Trabalho de Guarabira.

Entre maio e agosto de 2004, fez uma breve passagem pela Vara do Trabalho de Mamanguape, para então assumir o cargo que ocupava até hoje, como juíza titular da 6ª Vara do Trabalho de João Pessoa. Enquanto isso, a magistrada também buscou incrementar seu currículo acadêmico, tendo uma especialização em Direito Processual Civil pela Unipê (2001) e um curso de Preparação à Magistratura de Carreira oferecido pela Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (ESMA), em 1991.

No âmbito administrativo, a nova desembargadora também foi diretora do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, durante o biênio 2009/2010, além de gerente setorial (master) do TRT-13 junto ao sistema Bacenjud, entre janeiro de 2015 e maio de 2019. A magistrada também foi integrante do Comitê de Assédio Moral do Regional.