top of page

OAB-PB lança pedra fundamental para construção da sede própria da Subseção do Cariri

Atualizado: 2 de ago. de 2021


A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PNB), lançaram, nesta quinta-feira (29), a pedra fundamental para a construção da sede própria da Subseção da OAB do Cariri, com sede em Monteiro. O terreno foi adquirido com recursos em partes iguais da OAB-PB e da CAA-PB.


A solenidade, comandada pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, e pela presidente da Subseção da OAB do Cariri, Taua Domiciano, contou com a presença da prefeita de Monteiro, Ana Lorena; o vice-presidente, Edvaldo Bezerra; o prefeito de Sumé, Eden Duarte; o juiz da 2ª Vara e diretor de Fórum, Rodrigo Augusto Gomes Brito; o juiz Nilson Dias, Direto da 1ª Vara de Monteiro; o presidente da Câmara de Monteiro, Dacio Batista; o presidente da Subseção de Catolé do Rocha, Thallio Rosado; a conselheira estadual, Lorena Caiafo; e o tesoureiro da CAA-PB, Ronaldo Xavier. O ex-secretário da Subseção, Bruno Cesar, representou a advocacia da região.


Também participaram do evento o procurador municipal de Monteiro, Sergio Petrônio; a coordenadora da Rede Sororidade no Cariri, Meyre Ruth; o representante da Subseção em Serra Branca, Jarbas Murilo; a secretaria municipal de Saúde, Ana Paula; o diretor da Cadeia Pública de Monteiro, Alexandre Macedo; Melissa Paulissen (Jovem Advocacia e Prerrogativas OAB-PB); e os presidentes das comissões da Subseção Joane Vilarim (Jovem Advocacia), Francisco Neto Advocacia (Direito Previdenciário), Gustavo Monteiro (Direito Criminal), Pablo Forlan (Prerrogativas), e Emerson Vasconcelos (Direito Eleitoral).


O presidente Paulo Maia afirmou que a construção da sede própria da Subseção representa muito mais que a edificação física, vai para além das paredes, representam espaços civilizatórios, de respeito, inclusão, tolerância e, sobretudo, de desenvolvimento das pessoas. Ele também destacou a importância da CAA-PB para a construção da sede, uma vez que o terreno foi adquirido com recursos da Caixa e da OAB-PB.


Já a presidente da Subseção, Taua Domiciano, destacou a importância da união da advocacia do Cariri para a advocacia da região obter tantas conquistas. “É muito importante mantermos essa união aqui no Cariri, pois juntos podemos muito mais. Essa luta pela Subseção e sua sede própria é muito antiga, que graças a Deus estamos conseguindo concretizar”, afirmou.


Taua agradeceu ao presidente Paulo Maia pela criação da Subseção e agora pela construção da sede própria. “Só tenho a agradecer ao presidente Paulo Maia que sempre atendeu a todas as nossas reivindicações e entendeu a importância de termos um braço da OAB no Cariri”, disse.


Ela também ao presidente da CAA-PPB, Assis Almeida, uma vez que o terreno para a construção da sede própria foi adquirido com recursos em partes iguais da OAB-PB e da Caixa de Assistência dos Advogados.


Taua e Paulo Maia também lembraram da luta do ex-vice-presidente da Subseção, Inácio Maracajá, que faleceu em 2019, pela criação da Subseção da OAB no Cariri.




A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, por sua vez, ratificou o desejo de manter parcerias da com a OAB-PB. “Conte conosco, com a Prefeitura. O que for para somar e trazer de bom para a sociedade e nosso povo pode ter certeza que a Prefeitura de Monteiro estará disponível”, afirmou.


Parlatório e Sala da Advocacia


Também nesta quinta-feira (29), a OAB-PB e a Subseção do Cariri inaugurarama Sala da Advocacia e parlatório na Cadeia Pública de Monteiro. “Com essas ações, a OAB-PB visa oferecer melhores condições de trabalho ao advogado e a advogada e, consequentemente, um atendimento mais digno a seus constituintes”, destacou o presidente da OAB-PB, Paulo Maia.



Durante o seu discurso, Paulo Maia ainda ressaltou que a advocacia é chamada a ser um dos pilares do Estado Democrático de Direito.


Já a presidente da Subseção da OAB do Cariri, Taua Domiciano, disse que a data em que se comemora o Dia do Advogado está muito próxima, e que o primeiro presente para a advocacia foi a entrega do parlatório.


O diretor da Cadeia Pública de Monteiro, Alexandre Macedo, inicialmente agradeceu a OAB-PB e a todos os advogados pela parceria com a prefeitura de Monteiro. “Esse parlatório é um presente que estamos recebendo, agradeço a presidente da Subseção do Cariri, Taua Domiciano e ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia, que abraçaram a causa”, declarou.



Macedo ainda destacou que toda a mão de obra foi realizada pelos apenados. “Toda a mão de obra que foi utilizada foi através dos reclusos que estão fazendo parte da ressoalização, são presos que são pedreiros, eletricistas, tudo que vocês estão vendo aqui de melhoria foi através da mão de obra dos presos”, afirmou.

bottom of page