OAB-PB inicia obras da Cidade da Advocacia

Em solenidade bastante prestigiada, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB), iniciou, na tarde desta segunda-feira (14), as obras da Cidade da Advocacia, que integrará, num só local, a nova sede da OAB-PB e dependências da Caixa de Assistência da Advocacia (CAA-PB). O terreno da nova sede fica localizado no bairro do Altiplano, em João Pessoa, e foi adquirido com recursos do Conselho Federal. A obra está orçada em cerca de R$ 20 milhões.

O evento, comandado pelo presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Beto Simonetti; e pelo da OAB-PB, Harrison Targino; contou com a presença do presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento; dos diretores da OAB-PB: Rafaella Brandão (vice-presidente), Rodrigo Farias (secretário-geral), Larissa Bonates (secretária-geral Adjunta) e Leilane Soares (tesoureira); dos conselheiros federais da OAB pela Paraíba: Paulo Maia, Marina Gadelha, Rodrigo Toscano, Rebeca Sodré, André Cabral e Michelle Ramalho; dos ex-presidentes da OAB-PB, José Mário Porto e Afrânio Melo; e diversos conselheiros estaduais da OAB-PB, presidentes de Subseções, presidentes de Comissões da Ordem, advogados de todas as regiões do estado e a população em geral.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino; do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio da Rocha Neto; do procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, representando o governador João Azevêdo; do procurador-geral do município de João Pessoa, Bruno Nóbrega, representando o prefeito Cícero Lucena; do presidente do TRT-PB, desembargador Leonardo Trajano; e a vice-presidente da CAA-PB, Renata Mangueira; o diretor-geral da ESA-PB, Diego Cabral; e o superintende da AGU na Paraíba, Eduardo Girão.

O presidente do CFOAB, Beto Simonetti, afirmou que a obra representa, primeiro, a valorização, o reconhecimento de que a advocacia da Paraíba merece. “O Conselho Federal entendeu que a Paraíba merecia a cidade da advocacia e hoje nós estamos liberando o início das obras. Será um investimento expressivo, mas merecido pela advocacia do estado da Paraíba. Há décadas a OAB da Paraíba ocupa a mesma sede e a cidade da advocacia estará projetada para receber a advocacia desse estado pelos próximos 50 anos”, pontuou.

“Estamos diante de um marco diante da paraibana. Essa obra representa sim a valorização da advocacia, da Justiça. Que a nova sede norteia a advocacia paraibana a continuar lutando cada vez mais pela valorização da classe, pela democracia e pelos direitos humanos”, acrescentou.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, agradeceu ao Conselho Federal e a liderança do presidente Beto para a realização da maior obra da história da OAB da Paraíba. Ele também destacou a articulação de ex-diretores da Ordem, como o ex-presidente Paulo Maia e o presidente da CAA-PB, Assis Almeida, para viabilizar o projeto, que representa uma vitória histórica para a advocacia paraibana.

“Nesse dia o sentimento é um só, o de gratidão, a Beto Simonetti, a Felipe Sarmento. O sonho se torna realidade, graças as articulações de Paulo Maia e Assis Almeida. Enfim, o que antes era sonho, o que antes era promessa, agora vai se tornar realidade em favor de toda advocacia de nosso estado”, afirmou.

Harrison Targino lembrou que a Paraíba é hoje o Estado que mais recebe recursos do Conselho Federal. “A sensibilidade do Conselho Federal em apoiar esta obra e financiar esta obra faz uma enorme diferença. Basta saber que o maior investimento que a OAB nacional está fazendo em todos os estados é o da Paraíba, em homenagem a última Seccional, que não tem ainda uma sede nova para abrigar os seus colegas e, sobretudo, para ser porta aberta à sociedade. Agradeço ao Conselho Federal, na pessoa do presidente, Petro Simonetti, e ao FIDA, na pessoa de Felipe Sarmento, que estão conosco pela sensibilidade, pelo apoio e pela valorização da advocacia paraibana”, ratificou.

“Também não posso deixar de agradecer a todos vocês, colegas advogados e advogadas paraibanos, que são a força da advocacia. Que Deus nos ilumine nessa caminhada e abençoe esta obra. Viva a alegria de ser advogado e advogada na Paraíba”, acrescento Harrison Targino.

O presidente do FIDA, Felipe Sarmento, também destacou os esforços de várias lideranças da advocacia paraibana para a efetivação da Cidade da Advocacia. “É um sonho que não se sonhou só. Temos muitos protagonistas nessa obra, a exemplo do ex-presidente Paulo Maia. A compra do terreno foi realizada pelo ex-presidente do Conselho Federal Felipe Santa Cruz, e agora com Harrison Targino e Beto Simonetti a obra é iniciada. Parabenizo o presidente Harrison pela paciência para aguardar os recursos da obra e ao presidente Beto Simonetti pela liberação dos recursos”, disse.

Veja mais fotos do evento clicando AQUI