OAB-PB homenageia advogada e professora Ofélia Gondim na Conferência Estadual da Advocacia Paraibana
- cristianoteixeira76
- 15 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), iniciou, na noite dessa quinta-feira (14), no auditório da Uniesp, em Cabedelo (Grande João Pessoa), a X Conferência Estadual da Advocacia Paraibana (CONAP), maior encontro jurídico da OAB-PB. O evento, comandado pelo presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Beto Simonetti; e pelo da OAB-PB, Harrison Targino; contou com a presença de representantes da advocacia paraibana e de todo o Brasil.
Nesta edição, a CONAP tem como tema: Conectando Futuros e homenageou a professora Ofélia Gondim, que recebeu a medalha Oswaldo Trigueiro, a maior comenda da OAB-PB. “Estou muito feliz e emocionada, pois não esperava ser homenageada. Participei de muitas lutas na Ordem. A luta continua, precisamos andar sempre para frente. Enfim, estou muito feliz com o dia de hoje. Agradeço a todos, na pessoa do presidente Harisson Targino”, disse.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, afirmou que a homenagem a Ofélia Gondim, por tudo que ela representa para a advocacia paraibana. A professora foi saudada pela secretária-geral da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Conselho Federal da OAB, e presidente de honra da Rede de Sororidade da OAB-PB, Francisca Leite.
"Ofélia Gondim é um exemplo de vida, de ser humano, a primeira-dama da advocacia e o direito paraibano. Deixou um legado como advogada, professora, política, enfim, esse momento é histórico. A homenagem e reconhecimento a importância de Ofélia Gondim é uma demonstração inequívoca da gestão que o presidente Harrison Targino faz, com uma OAB de todos e para todos, com espírito republicando, de um gestor que prima pela democracia", disse Francisca Leite.

A CONAP termina da tarde desta sexta-feira (15) com palestra da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Teixeira. O primeiro palestrante da Conferência, na noite de ontem, foi o advogado e conselheiro federal da OAB pelo Distrito Federal, Ticiano Figueiredo, que falou sobre “Inovação e Gestão de Carreira”.
Perfil da Homenageada
Ofélia Gondim foi vice-presidente da OAB-PB e a primeira mulher a assumir, interinamente, a presidência da Ordem na Paraíba. Ela foi aluna da primeira turma de Direito da Faculdade de Direito da Paraíba, hoje Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Chegou a ser professora do curso de Direito entre 1974 a 1995. Ao sair da UFPB, Ofélia passou a dar aulas em cursinhos particulares e na faculdade Unipê, se aposentando aos 86 anos. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1956), especialização em Direito pela UFPB (1973) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1982). Em 1971 foi eleita a primeira mulher vereadora em João Pessoa.




Comentários