OAB-PB conclui processo seletivo para Procurador de Prerrogativas e solidifica transparência e meritocracia na Instituição

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realizou, neste domingo (18), a última etapa, a prova oral, do Processo Seletivo para contratação e formação de cadastro de reserva da carreira de Procurador de Prerrogativas da Instituição. A execução do Processo Seletivo é de responsabilidade técnica e operacional do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), conforme contrato celebrado entre as partes.

A Prova Oral foi acompanhada pelo secretário-geral da OAB e presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Rodrigo Farias; pela secretária-geral Adjunta e corregedora-geral da OAB-PB, Larissa Bonates, pelos conselheiros federais André Cabral e Marina Gadelha; e pela presidente da Comissão de Prerrogativas, Janny Milanês.

As provas objetiva e discursiva foram realizadas em outubro e novembro do ano passado, respectivamente. Com a conclusão da última etapa, o resultado final do concurso deve ser divulgado nos próximos dias. O salário inicial para o cargo de procurador de prerrogativas é de R$ 4.180 (quatro mil, cento e oitenta reais) com uma carga horária de 40h/s.

O presidente da Comissão, Rodrigo Farias, destaca que o processo seletivo é um marco histórico para a OAB-PB, que solidifica suas ações de transparência e meritocracia.

Rodrigo Farias acompanhou prova oral do processo seletivo

“O procurador de Prerrogativas, hoje na OAB, vai ingressar porque ele é o melhor, porque ele foi o primeiro lugar no processo seletivo, totalmente transparente. Não, porque ele é indicado por alguém. Isso é uma demonstração da valorização da classe e também uma demonstração que a OAB dá para fora da Instituição, de quão importante é valorizar a meritocracia”, afirmou Rodrigo Farias.

Compromisso de Campanha

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destaca que o concurso é mais um compromisso de campanha efetivado pela atual gestão. Ele explicou que a Procuradoria de Prerrogativas da OAB-PB já existe e atua, em conjunto com a Comissão de Prerrogativas, na defesa o exercício profissional da classe.

"Todo o sistema de prerrogativas não recebe nada em troca da ação que faz ao outro e a sua profissão. O acompanhamento do processo em si, decorrente de toda essa atividade de defesa, muitas vezes exige uma atenção específica. Por isso estamos fazendo essa profissionalização em número compatível com as condições econômicas da OAB. Com a seleção para que um colega possa defender com liberdade, com autonomia, recebendo para tanto e reforçando um sistema que é da defesa da advocacia, que é o sistema de prerrogativa", acrescentou Harrison Targino.

“É um passo importante na profissionalização cada vez maior das defesas das prerrogativas e mais um compromisso cumprido por essa gestão. Foi uma de nossas plataformas de campanha e é com muita satisfação que estamos dando um passo decisivo para concretizar essa proposta”, acrescentou Harrison Targino.