MÊS DA MULHER: OAB-PB homenageia Diretoras e Conselheiras federais e estaduais

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), homegeou, na tarde desta sexta-feira (22), durante sessão Conselho do Pleno da OAB-PB, as diretoras da Instituição, conselheiras federais e estaduaisem reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à advocacia feminina e dentro da OAB, em âmbito estadual e nacional.

Entre as homenageadas estavam as diretores Rafaella Brandão (vice-presidente da OAB-PB); Larissa Bonates (secretária-geral Adjunta); e Leilane Saores (tesoureira); e as conselheiras federais da OAB pela Paraíba: Narina Gadelha, Michelle Ramalho e Rebeca Sodré.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, disse que a homenagem é uma forma de reconhecer a atuação das diretoras da OAB-PB e das conselheiras federais mulheres. "É um ato de justiça que se faz., de reconhecimento da importância que tem elas na formação da ação coletiva", afirmou.

"A homenagem às Conselheiras Federais é homenagem à fibra da mulher. Marina Gadelha Michele Ramalho e Rebeca Sodré representam o modelo de mulheres de fibra que não se fragilizam, que não usam de fragilizações para impor sua situação, mas pelo contrário, assumem posições, têm posturas, reivindicações e lutas", acrescentou.

O presixdente ressaltou que a tual gestão tem como um dos seus primados o respeito ao espaço da mulher e à valorização de suas posições. "Podemos ter divergências, podemos ter posições e visões eventualmente distintas, mas a maturidade da relação nos leva a construir juntos um OAB efetivamente inclusiva", pontuou.

Emocionada com a homenagem, a secretária-geral Adjunta da OAB-PB, Larissa Bonates, disse que a iniciativa reflete o comportamente diário dos diretores homens da OAB-PB, o presidente Harrison Targino; e o secretário-geral, Rodrigo Farias. "Não estou surpresa, porque este ato de hoje reflete o dia a dia de vocês, o quanto são gentis para comigo e para a advocacia feminina. Essa gestão oferece todos os espaços que as mulheres merecem e conquistaram com comptência", afirmou.

"Cada uma de nós temos nossas lutas, mas o que queremos, tanto homens, quanto mulheres, respeitem nossa história. Enfim, agradeço pela homenagem e essa Casa tem me feito huma pessoa mais sensata e mais madura", disse a tesoureira da OAB-PB, Leilane Soares.

A conselheira federal, Marina Gadelha, disse homenagens como esta servem para demonstrar que a OAB-PB faz uma reparação histórica às mulheres advogadas. "Estamos num momento em que foi reconhecido os espaços das mulheres, mas mais de reconhecer seu espaço, foi reconhecida a sua competência, capacidade e sua liderança. É isso que estamos vendo acontecer bem aqui debaixo dos nosso olhos", disse.

A conselheira Michelle Ramalho agradeceu a homenagem da Ordem, na pessoa do presidente Harrison Targino. "É uma enorme honra representar nossas conselheiras, nossas advogadas no Conselho Federal e dizer que sou muita grata a essa Casa, que me abriu as portas e os olhos para ocupar os espaços que ocupo hoje, sobre tudo no futebol, onde presido a Federação Paraibana de Futebol", declarou.

Já a conselheira Rebeca Sodré dividiu a homenagem com as servidoras e servidores da OAB-PB, na pessoa do servidor Hércules Cordeiro, que também foi homenageado na sessão de hoje pelos 30 anos de serviços prestados à Casa. "Também quero divir com as servidoras Patricia, Emily, Manu, Yohana e Vanessa, que estão aqui trabalhando nos bastidores para que essa sessão possa acontecer", ressaltou.