Harrison Targino participa de Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB em Florianópolis

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), participa do Colégio de Presidentes dos Conselhos de Seccionais, que este ano acontece em Florianópolis (SC). Representantes de Seccionais, Distrito Federal e da OAB Nacional discutem pautas e soluções para os temas mais urgentes para a advocacia brasileira.

“Debatemos pautas sensíveis à advocacia, como atendimento a advogados, advocacia dativa, retorno presencial das atividades no poder Judiciário, além de discutir ações comuns de defesa das prerrogativas, valorização da advocacia e outros pontos de interesse de toda a classe em âmbito nacional”, destacou Harrison Targino.

O evento foi aberto na noite dessa quinta-feira (23) pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, que ressaltou a importância do fórum para a defesa das prerrogativas da advocacia. “Os temas a serem debatidos mostram o comprometimento do Sistema OAB com a advocacia. São abordadas questões relevantes relativas ao ensino jurídico no país, a julgamentos relevantes para a classe no Poder Judiciário, entre outros ligados principalmente à defesa das prerrogativas da advocacia”, destacou.

Harrison Targino com o presidente Beto Simonetti

Cláudia Prudêncio, presidente da OAB Santa Catarina e anfitriã do evento, destacou as principais ações que a Seccional catarinense vem realizando em prol da advocacia estadual nos últimos 15 meses de gestão.

O governador de Santa Catarina, também advogado, Jorginho Mello, reafirmou seu compromisso com a advocacia estadual. “Temos a democracia e a liberdade, a OAB é a guardiã de nossa Constituição. Sempre vigilante exerce seu papel com maestria. O trabalho dos advogados em Santa Catarina sempre foi valorizado. Tenho orgulho em dizer que o Governo do Estado continuará sendo parceiro da gestão da Seccional, na pessoa da Cláudia Prudêncio, para que a OAB continue sendo essa ordem respeitada. Por meio da democracia as pessoas conquistam a igualdade”, afirmou.

Nesta sexta-feira (24) foram debatidos assuntos que irão traçar os rumos da advocacia de todo o Brasil, a exemplo de pautas da OAB no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a sugestão de criação da Coordenação Nacional de Promoção da Advocacia Dativa, o aprimoramento da nomeação e pagamento dos Defensores Dativos, os cursos de Direito e a Judicialização, a uniformização dos processos eletrônicos, e o Censo da Advocacia.

Harrison Targino com os ex-presidentes Roberto Busato e Reginaldo Oscar de Castro

Também estiveram presentes ao ato o presidente do Tribunal Regional da 4ª Região, desembargador Ricardo do Valle Pereira; o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Jorge Mussi; os membros honorários vitalícios Reginaldo de Castro e Roberto Busato; o conselheiro do CNJ, Marcos Vinícius Jardim; os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Rodrigo Badaró e Rogério Varela; além de representantes do Conselho Federal e das Seccionais da Ordem.