top of page

Deputado elogia participação da OAB nos debates da ALPB; veja vídeo

  • cristianoteixeira76
  • 6 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

O deputado Eduardo Carneiro elogiou, nesta segunda-feira (06), a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para tratar de políticas públicas referentes aos cuidados paliativos.


A audiência pública foi proposta pelo deputado Eduardo Carneiro e contou com a presença de diversos advogados, a exemplo da Conselheira Federal da OAB pela Paraíba, Rebeca Sodré; e da vice-presidente da Comissão de Direito Médico da OAB-PB, Patrícia Ferreira.


“Não posso deixar de registrar o trabalho da OAB, essa presença da Ordem na ALPB comprova que as comissões temáticas da OAB estão funcionando na sua plenitude. Temos o Núcleo de Estagiários, que funciona, que já veio diversas vezes aqui para acompanhar o nosso trabalho na CCJ e outras comissões da Assembleia. Nesse debate a Comissão de Saúde da Ordem se faz presente. Enfim, aproveito para parabenizar a OAB, em nome do seu presidente, e em nome daqueles que compõem suas comissões temáticas”, disse o deputado.


Com relação à audiência pública, o deputado Eduardo Carneiro explicou que os cuidados paliativos têm como princípios defender a vida e o valor de cada paciente; integrar aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao contexto clínico de cuidado; e oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente. “Essa é uma sessão extremamente importante. Nós fomos estimulados e solicitados de fazer essa audiência pública para poder tratar sobre um tema que pode realmente salvar muitas vidas, de poder realmente, em um momento de dificuldade e doença das pessoas, estarmos já nos prevenindo e tomando aqueles cuidados paliativos que são tão importantes”, disse.



A vice-presidente da Comissão de Direito Médico da OAB-PB, Patrícia Ferreira, também ressaltou a importância da discussão, principalmente porque ainda não existe uma política de cuidados paliativos no Brasil. “Esse é um trabalho que a gente tem buscado, já tem algum tempo. Para vocês terem uma ideia, desde fevereiro que a gente tem buscado, ante às conferências livres de saúde e às conferências de saúde, de uma forma geral, tanto as municipais estaduais e nacionais, a implantação da política de cuidados paliativos com financiamento. Então, essa iniciativa da Assembleia Legislativa é extremamente importante e vem justamente complementar o que a gente já vem buscando, já há algum tempo”, afirmou.


Veja vídeo


Commentaires


bottom of page