Pela primeira vez na história, OAB realiza reunião aberta com Corregedoria Geral do TJPB

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realizou, reunião, aberta, nesta terça-feira (29), com o corregedor-geral do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador Fred Coutinho, para tratar de temas relativos à advocacia e dilemas da prestação jurisdicional por parte da Justiça Estadual. O evento aconteceu no aduditório da OAB-PB e foi comandado pelo presidente da Ordem, Harrison Targino.

Também participaram da audiência pública o secretário-geral da OAB-PB, Rodrigo Farias; a secretária-geral Adjunta da OAB-PB, Larissa Bonates; a tesoureira, Leilane Soares; a conselheira federal da OAB, Marina Gadelha; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Paulo Freie; os presidentes de Subseções da Ordem: Virginia Pessoa (Vale do Mamanguape), Alberto Jorge (Campina Grande), Fred Igor (Patos) e Jone Pereira (Cajazeiras); além de diversos de diversos conselheiros estaduais da OAB-PB, presidentes de Comissões da Ordem, e advogados em geral.

Harrison Targino destacou o ineditismo do evento, uma vez que pela primeira vez na história da Seccional uma reunião com o corregedor-geral de Justiça foi aberto ao público, facultando a possibilidade dos advogados apresentarem seus reclames, bem como sugestões para melhorar o funcionamento do Judiciário.

Na oportunidade, foram discutidos temas como custas judiciais, atendimento de magistrados, alvarás judicias, presença de juízes em Comarcas, morosidade processual, advocacia dativa, gratuidade de justiça, entre outros.

Harrison agradeceu a presença do corregedor Fred Coutinho na OAB-PB para debater temas de interesse da advocacia, do Judiciário e da sociedade em geral.

“É um momento histórico, há tempos não recebíamos uma autoridade do Judiciário para prestar contas dos serviços prestados pelo Tribunal. É um momento também para ratificarmos que a advocacia é indispensável a administração da Justiça, para contribuir para o aperfeiçoamento do sistema jurisdicional. A OAB quer falar e ser ouvida e nesse sentido agradeço ao desembargador Fred Coutinho por está sempre aberto aos nossos pleitos”, afirmou.

O presidente da OAB-PB logiou o trabalho de Fred Coutinho a frente da Corregedoria Geral de Justiça, ressaltando que o desembargador tem se mostrado sempre sensível aos pleitos da advocacia. “O desembargador Fred Coutinho, com sua postura colaborativa, está sempre aberto ao diálogo na busca da construção coletiva de melhores soluções para o trabalho do sistema de Justiça”, disse.

Por fim, Harrison Targino informou que todos os participantes irão apresentar suas demandas para que a OAB-PB possa registrá-las em Ata e formalizar o documento junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba.

Já o desembargador Fred Coutinho ressaltou a importância da advocacia para sistema de Justiça e afirmou que os magistrados têm sim que abrir as portas de seus gabinetes para ouvir os advogados, pois é missão e obrigação do Judiciário servir bem ao advogado e aos jurisdicionados. Ele também afirmou ser extremamente importante “a união do TJPB, do Ministério Público, da OAB e da Defensoria Pública para melhorar a prestação jurisdicional e, consequentemente, fortalecer a cidadania”.

Fred Coutinho também garantiu que todas as reivindicações apresentadas na reunião serão levadas para o Tribunal. “Com certeza vamos procurar adotar as providências necessárias. Estou aberto para que os senhores precisarem, as portas da Corregedoria estão abertas para o bom diálogo”, finalizou.

Confira todas as fotos do evento clicando AQUI