OAB-PB homenageia advogado Roberto Costa de Luna Freire com entrega da medalha Lylia Guedes

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realizou, nesta quarta-feira (15), a entrega da Medalha do Mérito Jurídico Advogada Lylia Guedes, ao advogado Roberto Costa de Luna Freire, como reconhecimento pelos 50 anos ininterruptos de inscrição na Ordem e boa conduta ético-disciplinar registrada ao longo da carreira.

O presidente da Seccional paraibana, Paulo Maia, conduziu a solenidade de forma virtual devido às restrições da pandemia da Covid-19. A concessão da medalha ao advogado foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária do Conselho Pleno do último mês de março.

Além do presidente da Ordem e do homenageado, participaram da solenidade o conselheiro estadual e relator do processo, Venâncio Neto; a conselheira federal da OAB pela Paraíba, Marina Gadelha; o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB), Ronaldo Xavier; e os advogados Venâncio Medeiros Filho, Leonardo Rosa, Richomer, Rodrigo Otávio Nóbrega de Luna Freire, Fábio Ataide e Omar José Batista Gama.

Numa tarde carregada de emoções, Paulo Maia relembrou em seu discurso algumas referências que fizeram parte da trajetória do homenageado e foram exemplos de disciplina, ética e boa conduta. “Olhar para a história de Roberto Costa de Luna Freire é entender que ela é possível, e que para ser perene os desafios precisam ser enfrentados a tempo e a modo, e não pode haver nesse caminho que é desafiador, a covardia, a preguiça, não pode haver o desânimo, o esmorecimento. Nesse sentido, seus cabelos brancos mostram a tenacidade, a resiliência, a perseverança e porque não dizer, a coragem”, pontuou.

“Agradeço em nome de toda a advocacia da Paraíba e porque não dizer de todo o Brasil, pelo senhor ainda estar diuturnamente há mais de 57 anos exercendo a militância da Ordem dos Advogados do Brasil, ao seu tempo e ao seu modo, nos ensinando e nos inspirando a seguir o seu caminho, o caminho que toda a sociedade espera de um advogado e de uma advogada, o caminho do estudo, do trabalho, da ética, da dedicação, do compromisso e da coragem”, concluiu.

Emocionado, o homenageado discursou após receber a medalha e exaltou a importância da profissão, bem como destacou seus primeiros passos na advocacia, relembrando momentos marcantes antes mesmo de se formar. Roberto Freire também agradeceu a OAB-PB, aos conselheiros e a toda advocacia paraibana pelo reconhecimento e pela homenagem.

Homenageado Nascido em 23 de junho de 1940, tendo se formado na Faculdade de Direito da Universidade da Paraíba (1959 a 1963). Roberto Costa de Luna Freire foi procurador das prefeituras de João Pessoa e Lucena; advogado da Companhia Brasileira de Alimentos (COBAL); da Superintendência Nacional de Abastecimento (SUNAB); da Legião Brasileira de Assistência (LBA); pela OAB-PB ele foi Secretário, Conselheiro e membro do Tribunal de Ética e Disciplina; foi selecionado na lista sêxtupla pela Paraíba para o TJPB no 5 º Constitucional; e integrante do TRE-PB na qualidade de advogado.

A medalha

Lylia Guedes foi a primeira mulher a se inscrever no Instituto dos Advogados, hoje, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba. Lylia Guedes nasceu em 1900 e se tornou advogada em 1932. Seu número de inscrição na OAB foi o 63.