OAB-PB e CAA inauguram parlatórios e salas da advocacia no Sertão e Cariri paraibano

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB), realizaram uma série de ações no Cariri e Sertão paraibano, nesta sexta-feira (17), com a entrega de equipamentos a Subseções e inaugurações de parlatórios e salas da advocacia em diversas cidades da região, a exemplo de Patos, Taperoá, Teixeira e Sousa.

A primeira agenda do dia aconteceu em Patos, onde foram entregues equipamentos para auxiliar no trabalho dos advogados e advogadas da circunscrição da Subseção da cidade, a exemplo de oito ares-condicionados, cadeiras e interfones para atender os advogados.

Em seguida, a comitiva da OAB-PB, liderada pelo presidente Paulo Maia, inaugurou o parlatório da cadeia pública da cidade de Teixeira. O presidente destacou a importância do Parlatório para que “os advogados e advogadas da região possam se comunicar de maneira digna com o seu cliente, com apenado, preservando, assim, o sigilo da comunicação entre as partes”.

O presidente da Subseção de Patos, Fred Igor, afirmou que as ações da OAB para equipar suas Subseções e instalar salas da advocacia e parlatórios melhoram consideravelmente o trabalho da advocacia, dos policiais penais e, de forma geral, atende a sociedade como um tudo. “A OAB tem que fazer valer os direitos da sociedade em buscar da valorização das prerrogativas, de uma melhor condição para o exercício da advocacia. Essa é nossa luta sem fim”, afirmou.

Também participaram da solenidade de inauguração do parlatório da cadeia de Teixeira o vice-presidente da Subseção de Patos, Cleodon Bezerra; o presidente Administrativa da CAA de Patos, Mayres Limeira; o representante da Comissão de Direito Criminal, Corsino Neto; o diretor do presídio, Gedilson Pereira; além de familiares do homenageado Edvaldo Alves Pereira, que deu nome a sala do parlatório

Ainda no período da manhã, foi inaugurada, em solenidade bastante prestigiada, a Sala da Advocacia na Câmara Municipal de Taperoá, no Cariri Paraibano. Na oportunidade, o presidente da Casa, o vereador Ailton Paulo de Souza, ressaltou o esforço do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, do presidente da CAA-PB, Assis Almeida, da presidente da Subseção do Cariri, Taua Domiciano, para concretizar a realização do espaço na sede do legislativo.

“Esse espaço era algo que necessitávamos há muito tempo, vez por outra conversávamos com o juiz a respeito de uma sala no Fórum, mas não foi possível, pois sempre tinha um obstáculo. Assim, Doutor Paulo e Taua entrou em contato comigo e eu disse que estava à disposição da OAB para disponibilizar o espaço, porque queremos ver uma Taperoá melhor, onde possamos ter tudo que necessitamos e não nos deslocarmos daqui para outra cidade. Assim, com o apoio da OAB e da Caixa conseguimos fazer com quê esse desejo, essa necessidade, se concretizasse”, declarou o vereador.

A presidente da Subseção, Taua Domiciano, afirmou que a OAB mostra com essas ações que é mais inclusiva e participativa. “De fato, somos uma casa da cidadania de portas abertas. Meus telefones estão sempre disponíveis e eu sempre quis conversa diretamente com os advogados para escutar o quê a categoria reivindica em Taperoá e melhorar a militância diária da advocacia na região”, declarou.

Além de Paulo Maia, Taua Domiciano e Ailton Paulo, participaram da solenidade na Câmara o prefeito de Taperoá, George Ciro Monteiro de Farias; o secretário Geral da Subseção do Cariri, Guilherme Gaudêncio; o conselheiro federal da OAB, Harrison Targino; o tesoreiro da CAA-PB, Ronaldo Xavier; a diretora da Caixa, Katiele Marques; e diversos advogados.

Já no período da tarde inaugurado o parlatório da Colônia Penal Agricola de Sousa. Na oportunidade, a presidente da Subseção da OAB da Cidade, Adélia Formiga, ressaltou a parceria com a direção da unidade prisional para a construção do espaço.“É uma alegria a gente ter esse espaço hoje, para a advocacia, não só de Sousa, mas de toda a região”, afirmou.

Adélia também agradeceu ao diretor da Colonia Penal, Joaquim Rodrigues Neto, que prestou total apoio para a efetivação da obra; ao presidente da CAA-PB, Assis Almeida; e ao presidente da OAB-PB, Paulo Maia, que não medem esforços para que a advocacia sertaneja seja valorizada. “A atual gestão da OAB-PB mostra uma horizontalidade, atende as reivindicações da classe de João Pessoa a Cajazeiras. Agradeço demais o respeito que Paulo e Assis têm por nós”, declarou.

O vice-presidente da OAB-PB, João de Deus Quirino, falou em nome da Diretoria da Instituição, disse ser uma honra para a Ordem inaugurar um espaço tão digno para o advogado e advogada exercer seu trabalho. “São espaços como este que a gente atesta que na Paraíba a advocacia do interior tem um olhar diferente da OAB-PB”, afirmou ele acrescentando que nos últimos dias o Sertão paraibano recebeu mais de 10 espaços, equipamentos de trabalho inaugurados pela atual gestão.

Já o diretor da Colônia Penal, Joaquim Rodrigues, agradeceu a OAB-PB pelas parcerias com a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SEAP), sobretudo em prol da sociedade e do respeito aos reeducandos do sistema prisional. “É mais um ganho para todos nós que compõem o sistema prisional paraibano”, afirmou.