Combate à pobreza menstrual: OAB-PB entrega absorventes às mulheres em vulnerabilidade social

Atualizado: 11 de jul. de 2023

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Comissão de Ação Social, e da Rede de Sororidade, realizou, nessa terça-feira (04), na Associação Comunitária Maria de Nazaré (ACOMAN), nos Funcionários II, João Pessoa (PB), uma roda de conversa sobre o empreendedorismo Feminino, em parceria com a Academia Paraibana de Ciências Contábeis (APBCICON), e a Central Unica de Favelas (CUFA-PB).

Na oportunidade, foram distribuídos absorventes para as mulheres em situação de vulnerabilidade social, arrecadados na Campanha, “Absorvendo Carinho”.

O projeto, realizado pela Comissão de Ação Social e pela Rede de Sororidade, tem como grande objetivo resgatar a dignidade das mulheres em situação de vulnerabilidade. A campanha surgiu com o intuito de ajudar mulheres diante da falta de absorventes, um item básico e tão necessário para toda mulher.

"O projeto Absorvendo Carinho da OAB-PB tem levado não só dignidade como informações e esperança para as mulheres das comunidades paraibanas. Nessa parceria da Rede de Sororidade, Comissão de Ação de Comissão Social, Academia Paraibana de Ciências Contáveis e CUFA pudemos levar conhecimento para empreendedoras que transformarão suas realidades a partir de seus negócios e isso é profundamente recompensador para quem defende uma sociedade mais justa e igualitária", destacou a presidente da Rede de Sororidade da OAB-PB, Janayna Nunes.

Já a presidente da Comissão de Ação Social da OAB-PB, Tatiana Nascimento Costa, ressaltou a importância da campanha no combate à pobreza menstrual. "Não se trata aqui apenas de uma questão social, mas de saúde pública, então é fundamental que todas as mulheres tenham acesso ao absorvente e condições dignas nesse período, que mexe não apenas com o nosso físico, mas também com o psicológico”, ressaltou

De acordo com a secretária-geral da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Conselho Federal da OAB e presidente de honra da Rede de Sororidade da OAB-PB, Francisca Leite, foi um momento de carinho e solidariedade.

"Para mim foi um momento de doação não somente material, mas de carinho, de solidariedade, fraternidade e de amor ao próximo. A partilha é um sentimento nobre, humano, portanto, um dia inesquecível, emocionante, onde todas as mulheres ali presentes receberam com emoção as doações. Foi um dia de total respeito ao princípio fundamental que é a dignidade da pessoa humana, foi muito forte ouvi aquelas mulheres, cada uma com as suas histórias emocionante", pontuou.