top of page

Clube de Leitura da Advocacia: Um Espaço de Reflexão e Diálogo Literário

  • cristianoteixeira76
  • 2 de abr.
  • 2 min de leitura



No último dia 26 de março de 2025, o Clube de Leitura da Advocacia realizou seu primeiro encontro do ano, trazendo como obra central Carta à Rainha Louca, da premiada escritora Maria Valéria Rezende. O evento, promovidade em parceria com a comissão de direito, Arte e Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e a Escola Superior da Advocaia (ESA), foi marcado por uma rica discussão literária e por justas homenagens à autora, que recebeu o reconhecimento das escritoras Marília Arnaud, Wilma César e Marineuma Oliveira.


Como destaque da noite, Maria Valéria foi agraciada com uma moção de reconhecimento da OAB-PB, em virtude de sua inestimável contribuição à educação de jovens e adultos e pelo conjunto de sua obra literária.


A escolha dos livros para os primeiros encontros do ano seguiu um critério que contempla clássicos da literatura contemporânea, internacional e brasileira. Assim, no próximo encontro, marcado para 23 de abril, os participantes debaterão Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, enquanto em 21 de maio será a vez de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.


Carta à Rainha Louca revelou-se uma verdadeira preciosidade literária, capaz de transportar os leitores a um universo de reflexões profundas. "Deseja fartar-me, embriagar-me de letras e de palavras, de conhecimentos, de ideias e dos sentimentos que elas haveriam de trazer" – essa passagem ecoa o desejo da protagonista Isabel das Santas Virgens, que atravessa o Atlântico e os séculos para se tornar uma porta-voz da luta pela igualdade, liberdade e fraternidade feminina.


A narrativa, repleta de reviravoltas é marcada pela vulnerabilidade do gênero feminino, alia pesquisa histórica a uma linguagem sofisticada, que mescla o vocabulário do setecentos com um tom moderno e acessível. O resultado é um convite à (re)paração de verdades esquecidas, que merecem ser revisitadas e compreendidas.


O Clube de Leitura da Advocacia segue como um espaço de encontro entre o direito, a literatura e o pensamento crítico. Nos vemos no próximo encontro!

Comments


bottom of page