OAB, DETRAN e PRF realizam Simpósio as Mulheres no Trânsito na Subseção de Patos

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PB) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram, nessa quinta-feira (07), o Simpósio as Mulheres no Trânsito, na Subseção da OAB de Patos. O evento, que também será realizado nas cidades de Cajazairas (Dia 13), Guarabira (dia 19), João Pessoa (dia 21) e Campina Grande (dia 26), abordou a importância das mulheres para a concretização de um trânsito mais seguro e humanizado, e faz parte da programação das atividades da OAB-PB no Mês da Mulher.

Participaram do evento a presidente da comissão de Direito de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB-PB, Giordana Coutinho, representando o presidente da Ordem, Harrison Targino; as advogadas Gislene Pimentel e Juliana Nóbrega, representando a diretoria da Subseção; a advogada e chefe da 4ª CIRETRAN, Danuzia Ramos; a delegada da mulher de Patos, Silvia Alencar; ⁠a Corrdenadora da Educação de Trânsito do DETRAN-PBAriana Nogueira; Carola Gadelha, representando o Superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto; Mariana Vieira, representando a diretoria de Operacional, Roberta Neiva, além das equipes da educação de transito e policiamento do DETRAN-PB; ⁠a STTRANS de Patos, representada pela Professora Mercia; ⁠e o superintendente da PRF na Paraíba, Pedro Ivo, acompanhado dos agentes Cledson e Thayse Bastos; ⁠além de diversos membros da sociedade civil organizada.

O evento contou com um circuito de palestras. A primeira ministrada por Michelle Fontes (agente de trânsito do DETRAN-PB); a segunda pela agente da PRF, Thaise Bastos; e a terceira pela professora Mercia, da STTRANS de Patos.

"Quem estava acostumado com o famoso ditado “mulher no volante, perigo constante!” saiu do evento com os dados estatísticos de que na realidade elas são excelentes condutoras de veículos; se destacam quando exercem atividades realcionadas ao trânsito; e provocam menos sinistros e quando se envolvem, na maioria das vezes estão na condição de passageira", destacou Giordana Coutinho, presidente da comissão de Direito de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB-PB.

O superintendente da PRF na Paraíba, Pedro Ivo, destaca que "o evento é fundamental para discutir, não apenas o papel das mulheres no trânsito, mas também refletir sobre o papel ocupado pelas mulheres na sociedade e o machismo existente nas relações sociais, consequentemente no trânsito e nas instituições". "A PRF, comprometida com os valores democráticos e com a efetivação dos direitos humanos está sempre disposta a participar de fóruns de discussão sobre a temática”, disse.

A Corrdenadora da Educação de Trânsito do DETRAN-PB, Ariana Nogueira, afirnou que o 1° Simpósio das Mulheres no Trânsito é uma pauta extremamente necessária para ser debatida para desmistificar ideias machistas de que a mulher é uma condutora insegura no trânsito.

"Os dados nos mostram uma realidade contrária aos jargões machistas que se popularizam no trânsito, em 2022, dos 3.361 condutores que morreram em decorrência de acidentes de trânsito, 92,7% eram homens, enquanto apenas 7,3% eram do sexo feminino. Quando considerado o número total de mortes, incluindo passageiros e pedestres, esse índice chega a 82,5% de homens e 17,5% de mulheres", observou.

"No dia 08 de Março debater o direito do espaço da mulher no trânsito é extremamente importante e deve ser compreendido como forma de romper preconceitos e comportamentos violentos no trânsito. Poder contar com parceiros importantes como a OAB, a PRF e as autarquias de trânsito municipais é primazia para consolidar práticas educativas voltadas a implementar uma Cultura de Paz no Trânsito, fazendo desse espaço um lugar seguro para todos. Assim o Sistema Nacional de Trânsito de forma integrada poder Salvar Vidas", acrescentou Ariana Nogueira.