OAB-PB inicia IX Conferência Estadual da Advocacia

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), iniciou, nesta quinta-feira (15), a IX Conferência da Advocacia Paraibana (CONAP). Este ano, devido aos protocolos de segurança para prevenção ao contágio do novo Coronavírus (Covid-19), o evento está sendo totalmente digital, transmitido de forma online. O encontro será encerrado na manhã do próximo sábado (17).

O tema central da Conap é: As Novas Tecnologias, Fortalecimento da Advocacia e do Estado Democrático de Direito. O evento está discutindo temas de grande relevância para a advocacia do Estado e do Brasil e reúne grandes nomes do Direito nacional e estadual, a exemplo do membro honorário vitalício da OAB Nacional, Cláudio Lamachia; Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca; conselheira federal da OAB, Valentina Jungmann; secretário-geral adjunto e corregedor geral do CFOAB, Ary Raghiant Neto; presidente da OAB-SE, Inácio Krauss; presidente da OAB-SC, Rafael Horn; conselheiro federal e diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia da OAB, Ronnie Duarte; presidente da OAB-PR, Cassio Teles; presidente da OAB-BA,Fabricio Castro; presidente da OAB-MS, Mansour Karmouche ; presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros; presidente da OAB-PE, Bruno Baptista; procurador Geral do Estado da Paraíba, Fábio Andrade; presidente da OAB-RS, Ricardo Breier; diretora tesoureira da OAB-SP e integrante da Comissão Nacional de Direito Tributário do CFOAB, Raquel Preto e a conselheira federal da OAB pela Paraíba, Marina Gadelha.

Compuseram a mesa de abertura da Conap o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, o vice-presidente do CFOAB, Luiz Viana, o presidente da OAB-PB, Paulo Maia; o vice-presidente da OAB-PB, João de Deus Quirino Filho; a diretora tesoureira da OAB-PB, Laryssa Almeida;o secretário geral da OAB-PB, Felipe Mendonça; a secretária geral adjunta e corregedora geral da OAB-PB, Carol Lopes, o conselheiro federal da OAB pela Paraíba e o coordenador científico da Conferência, Rodrigo Toscano.

Também participaram da solenidade de abertura presidentes de Subseções, conselheiros estaduais, federais e centenas de advogados e advogadas.

Durante a solenidade, o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz falou da honra em participar da Conap através de uma plataforma tão qualificada em um momento tão delicado que a sociedade está enfrentado.

“Uma honra para mim participar deste evento, é um momento em que a advocacia fala à sociedade paraibana e brasileira, valendo-se do seu histórico papel em um momento muito delicado e de grandes desafios. Esta plataforma nos permite debater os mais diversos assuntos, pensar em uma advocacia futura, de uma forma bastante qualificada, apontou.”

Já o presidente Paulo Maia ressalta que essas Conferências são momentos de reflexões, em que a advocacia é convidada a refletir e debater sobre o que tangencia a sua atuação Institucional e pessoal de cada advogado e advogada e ao final dela proclamar seu entendimento, a sua convicção.

“Nós temos 28 painéis com os mais gabaritados e gabaritadas palestrantes, membros da advocacia, do Ministério Público, da magistratura, ministros de Tribunais Superiores que compõem os painéis, onde todos os temas serão enfrentados com galhardia, responsabilidade e se coletará através da votação dos participantes o entendimento sobre determinados temas para que se possa formatar a carta da XI Conferência da Advocacia Paraibana”, destacou

Rodrigo Toscano agradeceu o convite para coordenar cientificamente a Conferência e aos membros da coordenação que se empenharam para que fosse realizado um evento de grande excelência.

O coordenador científico também ressaltou que o evento é totalmente inclusivo, permitindo que os advogados e advogadas de todo território paraibano possam participar da Conferência.

Homenagens:

Ainda durante a solenidade de abertura foram homenageadas figuras importantes da história da advocacia e da sociedade. Os advogados Jovani Paulo Neto e Paulo Américo Maia de Vasconcelos receberam a Medalha de Mérito Jurídico Advogada Lylia Guedes como reconhecimento pelos 50 anos de exercício ininterrupto e ilibado da advocacia, uma das mais importantes comendas da advocacia do estado.

Também durante a Conferência, o advogado Allyson Henrique Fortuna de Souza foi homenageado pelos relevantes serviços prestados em favor da advocacia e na defesa das prerrogativas profissionais como presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PB, no período 01/01/2016 a 11/08/2020.

Durante a abertura da IX Conferência Estadual da Advocacia, também foram homenageados aos advogados (in memoriam) que ajudaram a escrever a história da advocacia paraibana. Foram homenageados os advogados Fátima Lopes, José Araújo Agra, Junior Bento, Levi Borges e Lylia Guedes. Os homenageados estão com seus nomes representados nas salas da programação da Conferência.

1 visualização