OAB-PB e TJ realizam palestra sobre versão PJe 2.0

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Comissão de Tecnologia da Informação, e em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), realizou, nesta sexta-feira (10), no auditório do Fórum Cível, palestra sobre a atualização da nova versão do PJe 2.0.

A atualização do sistema PJe para versão 2.0.0.8, está sendo realizada desde o dia 27 de abril TJPB. A mudança trará novas funcionalidades, além de uma interface completamente renovada.

Durante o evento também houve apresentação do PJ-e Office, incluindo os procedimentos para instalar e utilizar o software.

Para o Presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB-PB, Ricardo Magalhães, o evento foi muito importante para que a advocacia pudesse conhecer a nova versão do sistema, suas novas funcionalidades e as mudanças na interface.

“Este evento é muito importante, tendo em vista que a nova versão traz algumas mudanças que, embora benéficas, podem causar certa confusão aos usuários. Por outro lado, a nova versão é compatível com o PJe Office, software de assinaturas eletrônicas desenvolvido pelo CNJ, o que aprimora a experiência do advogado, que passa a não depender mais de um navegador específico para acesso ao sistema”, ressaltou.

Segundo o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, um Processo Judicial Eletrônico ágil e célere atinge a finalidade de um serviço público fundamental, do qual nós somos peças indispensáveis como está na própria Constituição Federal.

“Todos os reclames que fazemos tudo aquilo que caracteriza de certa maneira o ser advogado tem por objetivo não o nosso próprio bem, o nosso próprio umbigo, mas àquela pessoa que nos procura, que procura o nosso escritório, tem o direito de ter um processo célere, tanto é, que está garantido na própria Constituição Federal”, destacou.

Já o responsável pelo PJe no TJPB, Ney Robson Pereira de Medeiros, disse que a parceria entre a OAB-PB e o TJPB foi muito importante para apresentar a advocacia e a sociedade o sistema judicial mais importante do Tribunal.

“Hoje tem que se considerar que o PJe é onde a tramitação dos processos irão ocorrer. A partir de então, com o advento da tecnologia, os processos físicos têm a tendência de não serem mais possíveis de tramitação pelo PJe. Essa proximidade com a OAB-PB de mostrar o sistema, tirar dúvidas, de ter a integração das duas Instituições é muito importante, a parceria deverá se repetir em outros momentos, nas Subseções da Ordem, a exemplo de Campina Grande, Cajazeiras, Patos e, terá, com certeza, o apoio da presidência do TJ.”