top of page

OAB-PB discute violência contra idosos em sessão especial na CMJP

A Comissão em Defesa dos Direitos do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), participou, na tarde desta quinta-feira (8), de sessão especial realizada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para comemorar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. O evento foi proposto e presidido pela vereadora Helena Holanda.

A presidente da Comissão em Defesa dos Direitos do Idoso da OAP-PB, Angélica Butrus, destacou a importância do evento para conscientizar a população sobre “a necessidade de mudanças de atitudes para com os idosos, instituindo reflexões acerca das necessidades da pessoa idosa”.

Em 2016, a Delegacia do Idoso em João Pessoa registrou mais de três mil atendimentos. “90% dos problemas da população idosa são causados por entes da própria família e o que mais vemos na delegacia é a exploração financeira dessa parcela da população, que muitas vezes, tem seus filhos e netos administrando suas finanças”, afirmou Vera Lucia Soares, delegada do Idoso na Capital.

Durante as intervenções, pediu-se que o Governo Municipal ajude as instituições de longa permanência da cidade. Também foi abordada a necessidade de uma revisão e adequação do Estatuto do Idoso, que é de 2003; que haja mais atenção à melhor idade em filas e atendimento bancários; além do respeito a esse segmento nos ônibus, na mobilidade urbana e no atendimento à saúde.

Também participaram da sessão representantes do Ministério Público Estadual (MPPB) e de diversas entidades, conselhos, grupos e associações, que realizam trabalhos com idosos.

Para denunciar maus tratos, pedir orientação, aconselhamento e encaminhamentos com relação ao trato com o idoso, basta contactar o Centro Municipal do Idoso (CMI) pelo telefone (83) 3218-9816; o Disk Denúncia (181); ou ainda acionar a Prefeitura de João Pessoa pelo 0800 282 7969.

Conscientização

Angélica Butrus destaca também que no próximo domingo (11) a Comissão em Defesa dos Direitos do Idoso OAB-PB irá realizar, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa – comemorando no dia 15 de junho, uma manhã de conscientização e valorização dos idosos. O evento acontecerá no Busto de Tamandaré em João Pessoa, a partir das 07h00.

4 visualizações

Komentar


bottom of page