top of page

Mutirão oferece 154 vagas para avaliação social e 180 vagas para perícia médica em Campina Grande



A Agência da Previdência Social Campina Grande - Dinamérica abrirá neste sábado (05) e domingo (06), para atender segurados. Foram disponibilizadas 154 vagas para avaliação social e 180 para perícia médica, no horário das 7h às 15h.


Participam da ação 11 assistentes sociais do instituto e cinco médicos peritos. Os atendimentos extras são realizados mediante agendamento pelo aplicativo ou portal "Meu INSS" ou pela Central 135.


Os mutirões estão sendo realizados em todo o país, nas localidades onde a agenda para a avaliação social esteja superior a 45 dias. A iniciativa tem por objetivo reduzir o tempo de espera do cidadão por uma resposta conclusiva ao pedido de BPC. O benefício assistencial operacionalizado pelo INSS é destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. A avaliação social é uma etapa obrigatória da análise do pedido para a pessoa com deficiência.


"Uma ação inaugural no nosso estado, mas que já vem acontecendo através do Ministério da Previdência que agora se soma ao programa de enfrentamento das filas do INSS. Tenho certeza que será uma ção exitosa e que irá trazer muitos benéficios a toda sociedade paraibana", destacou o Gerente Executivo do INSS em Campina Grande, Marcus Vinícius.


Marcus Vinícius ressaltou ainda que outros mutirões irão acontecer tanto em João Pessoa, Campina Grande e algumas outras localidades que futuramente serão divulgadas.


O presidente da OAB-PB, Harrison Targino parabenizou a gerência executiva do INSS em Campina Grande e falou da expectativa da OAB com relação a ação.


"Espero que possamos realizar mais atividades como essa de forma a agilizar a entrega desses imprescindíveis serviços de concessão de benefícios a população. A expectativa da OAB é que essa estratégia possa ser ampliada chegando também a todas as localidades da Paraíba", pontuou Harrison Targino.


Já a presidente da Comissão da Advocacia Previdenciária da OAB Campina Grande, Renata Sobral destaca que a efetivação dos mutirões de perícia é um passo extremamente significativo para os cidadãos de Campina Grande e região, que aguardam a concessão dos benefícios na tentativa de terem o mínimo necessário para uma vida digna.


"A realização desse tipo de mutirão garante uma avaliação pericial rápida e eficiente, diminuindo as enormes filas do INSS, sendo uma vitória para os beneficiários e para a advocacia", disse Renata Sobral.


De acordo com a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PB, Jullyanna Viegas, a iniciativa em promover esses mutirões proporcionará a toda sociedade uma concessão de benefícios muito mais rápidos.


"Com ações desse tipo benefícios são concedidos de forma mais rápida, evitando burocracias e sendo um pleito tanto da advocacia como de todo cidadão. Uma forma eficiente e rápida que o INSS através desses mutirões vem diminuindo as filas em torno dos benefícios previdenciários", pontuou.


O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PB, Ivo Castelo Branco afirmou que será um excelente momento para a sociedade e para advocacia.


bottom of page