Mutirão para avaliação social e perícia médica será realizado neste fim de semana em Campina Grande

A Agência da Previdência Social Campina Grande - Dinamérica abrirá neste sábado (02) e domingo (03), para atender segurados das 7h às 14h. Participam da ação 11 assistentes sociais do instituto e cinco médicos peritos. Os atendimentos extras são realizados mediante agendamento pelo aplicativo ou portal "Meu INSS" ou pela Central 135.

Os mutirões estão sendo realizados em todo o país, nas localidades onde a agenda para a avaliação social esteja superior a 45 dias. A iniciativa tem por objetivo reduzir o tempo de espera do cidadão por uma resposta conclusiva ao pedido de BPC. O benefício assistencial operacionalizado pelo INSS é destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. A avaliação social é uma etapa obrigatória da análise do pedido para a pessoa com deficiência.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino parabenizou a gerência executiva do INSS em Campina Grande e falou da expectativa da OAB com relação a ação.

"Espero que possamos realizar mais atividades como essa de forma a agilizar a entrega desses imprescindíveis serviços de concessão de benefícios a população. A expectativa da OAB é que essa estratégia possa ser ampliada chegando também a todas as localidades da Paraíba", pontuou Harrison Targino.

"O Ministério da Previdência em conjunto com o INSS, bem como com a perícia médica federal, vem realizando mutirões em todo o país, esses mutirões se iniciaram no mês de agosto do corrente ano na gerência executiva de Campina Grande, de lá para cá já foram realizados dois mutirões especificamente em João Pessoa e Campina Grande, mas também tivemos atendimentos extraordinários no Sertão da Paraíba, nas cidades de Patos, Sousa, Cajazeiras e Pombal", afirmou o superintendente do INSS em Campina Grande, Marcus Vinícius.

Marcus Vinícius destacou ainda "que nos mutirões tivemos mais de 1000 agendamentos, o que representa minimamente 1000 famílias paraibanas diretamente impactadas", pontuou.

Já a chefe do Serviço de Gerenciamento de relacionamento com o cidadão - Gex João Pessoa, Giovanna de Almeida Alves Caiaffo, afirmou que "a ação é de suma importância pois vai agilizar a análise dos BPC's e refletindo diretamente na vida das famílias em vulnerabilidade social".

"As realizações de mutirões é uma grande conquista para toda a sociedade e um pleito constante da OAB-PB, e assim ter agilidade nos benefícios e concessão para a manutenção de uma vida mais digna aos mais necessitados nos pleitos de benefícios de prestações continuadas, afirmou a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PB.

Jullyanna Viegas.