Debater o racismo, os desafios da comunidade negra e valorizar a cultura afro. Esses foram os eixos centrais do evento realizado nessa terça-feira (26), na Casa de Cultura de Pombal. O evento intitulado “Nossa Arte Negra: O quilombo dos Rufinos e a Terra de Maringá foi realizado pela Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da subseção de Pombal, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade.
O evento teve como objetivo retratar a história da comunidade quilombola "os Rufinos", ocasião na qual foram realizadas apresentações com música e dança, bem como exposição de artesanato, culinária, penteados afro, entre outros.
De acordo com a presidente da Subseção de Pombal, Mayara Wanderley, A OAB Pombal entende que, na medida em que vem propor e trabalhar em projetos dessa natureza, vem também mostrar sua importância social, e de forma direta falar de princípios tão caros como a dignidade da pessoa humana e igualdade racial, pontuou.
Já o vice-presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB, Alvaro Gomes Advocacia, destacou a alegria em poder participar do evento. "Foi incrível ter participado desse evento grandioso, onde pudemos vislumbrar o resgate da cultura dos quilombolas Pombalense e ter a participação da OAB enquanto defensora dos Direitos Humanos, pudemos perceber que não estamos restritos apenas a judicialização e nossos pares, mas sim, ao sentido amplo da garantia cultural e história da sociedade. Que esse suporte e orientações efetivadas, possam ser expandidos para outras regiões do nosso Estado", ressaltou.
A presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da subseção de Pombal, Jackelyne Oliveira, pontuou que o evento teve como objetivo maior trazer para a população pombalense a história e a cultura dos Quilombos.
"A OAB realizou um marco na cidade de Pombal, é enriquecedor trabalhar com advogados e advogadas que lutam pelos direitos das minorias", ressaltou.
Para a Diretora Nacional da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil do Conselho Federal, Francisca Leite, a pauta do racismo e discriminatória racial é de extrema importância para impulsionar o debate junto a advocacia e a Sociedade. "O racismo mata, no mínimo, os sonhos. Portanto, é necessário e imperioso a OAB estimular esse debate, eis que, exerce efetivamente e preserva o papel de guardiã da CF/88 e os mandamentos do Estatuto da Advocacia, é de extrema riqueza para a Advocacia e para o pleno exercício da cidadania", destacou.
Já para a vice-presidente da OAB-PB, Rafella Brandão, o evento foi um momento histórico, onde na ocasião foi instituída na Subseção de Pombal a primeira Comissão de Combate ao Racismo das Subseções do estado.
“A cidade fez um evento inesquecível. Em parceria com a Prefeitura, a Subseção trouxe a arte, a música e a dança dos Quilombos dos Rufinos para a cidade. Valorizar a cultura negra é resgatar a história daqueles que com o trabalho braçal e muito sofrimento construíram o nosso Brasil”, destacou.
“Parabéns a todos os membros da Comissão, a presidente da Subseção Mayara Wanderley, e em especial, a presidente da comissão, Jackelyne Oliveira, que desde o início aceitou o nosso pedido e acreditou no projeto, pois também é missão da OAB-PB lutar pela justiça social”, concluiu.
Comments