Comissão de Direitos Humanos apoiará Potiguaras em demandas inerentes aos indígenas

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), recebeu, na ultima sexta-feira (02), a visita de estudantes Potiguaras da Baía da Traição, que puderam apresentar a história de luta do seu povo, além das conquistas alcançadas ao longo dos anos.

O grupo, composto por estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade de Brasília (UNB), solicitou apoio da Comissão no acompanhamento de demandas inerentes ao povo indígena, tanto na questão educacional, junto às universidades públicas como na questão local, para a realização de oficinas na aldeia indígena, localizada no município da Baía da Traição.

Na oportunidade, o índio Poran entregou um colar, peça de artesanato fabricado na aldeia, para simbolizar a passagem dos indígenas na Seccional da Paraíba.

Também participou da reunião o consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), Olímpio Rocha, que apresentou o Eixo I do Programa Justiça Presente, do CNJ e ratificou a proposta de parceria com a comissão para apoiar a implantação desta fase do programa na Paraíba.

Para a presidente da Comissão, Leilane Soares, “foi um momento de bastante emoção e alegria em poder receber os indígenas que, pela primeira vez, visitaram a Seccional paraibana e buscaram o apoio da Ordem, entendendo que a Instituição está cumprindo o seu papel como defensora da cidadania e dos direitos humanos.”

Leilane também ressaltou que ”a visita foi o pontapé inicial de uma parceria que, com toda certeza, logrará bons frutos. Pudemos ainda reafirmar nossa disponibilidade no apoio ao trabalho do CNJ/ONU para a implantação do Programa Justiça Presente, recebendo o Olímpio que trouxe informações sobre os objetivos do Eixo I e a importância da participação da comissão de Direitos Humanos neste processo.”

Anteriormente a comissão havia participado de reuniões no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) com a coordenadora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a implantação do programa no Estado, Ana Pereira, dialogando com os atores envolvidos neste eixo.