Balcão Virtual: JFPB institui WhatsApp como canal oficial de comunicação

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) publicou a Portaria nº 115/2021 implantando o “Balcão Virtual”, visando garantir atendimento imediato ao público em todas as unidades jurisdicionais, a partir da utilização da plataforma WhatsApp. A ferramenta virtual torna-se o canal oficial de comunicação entre o órgão e os jurisdicionados, especialmente por possibilitar mensagens de vídeo, voz e/ou texto.

O “Balcão Virtual”, instituído pela Resolução nº 372, de 12 de fevereiro de 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já estava em funcionamento na Seção Judiciária da Paraíba em várias Varas Federais, mas, a partir de 15 de março, passou a ser implantado em todas as unidades jurisdicionais.

O atendimento por WhatsApp (“Balcão Virtual”) funciona durante todo o horário de atendimento ao público, das 9h às 18h, de forma similar ao presencial, e não substitui a forma de peticionamento dos sistemas de processo eletrônico.

Como funciona

O jurisdicionado que optar pelo atendimento por WhatsApp deverá clicar no banner que contém os números/links de acesso, no topo da página inicial do site da JFPB (www.jfpb.jus.br). Aqueles que optarem pela chamada de videoconferência, deverão entrar em contato através do atendimento eletrônico e especificar sua opção. Será disponibilizada videochamada através do WhatsApp (chat) ou enviado um link para uma sala de videoconferência, onde um servidor irá atendê-lo, observando-se as prioridades legais e a ordem cronológica.

Clique AQUI e confira a Portaria nº 115/2021