Comissão de Direito da Moda

Competências
A CDM tem duas grandes funções:
a primeira, estudar os aspectos jurídicos que permeiam toda a cadeia da moda, desde a criação até o pós venda. Isto quer dizer que exige um estudo interdisciplinar, posto que é preciso entender OS mercadoS, no plural. Nesta função, preocupações com propriedade intelectual, imagem, consumo (incluindo-se consumidor e meio ambiente), trabalho, sempre são fundamentais. Mas não somente neste momento. Ao final do processo, aspectos como o descarte, o aproveitamento, a reciclagem, reutilização, modificação etc., seguem sendo preocupações jurídicas relevantes. Isto tudo sem mencionar os aspectos antropológicos e sociológicos envolvidos.
A segunda, de transmitir os estudos feitos para a sociedade, já seja para àquele que trabalha na cadeia da moda, já para o advogado que irá prestar serviço na área, já pelo papel conscientizador que o debate pode propiciar. Assim, por meio de congressos, simpósios, colóquios, e integração com demais comissões da seccional ou de seccionais em outros estados, pode-se obter melhores resultados sociais concernentes ao setor que se encontra em segundo lugar nas movimentações econômicas mundiais.
Membros
