A Ordem dos Advogados do Brasil seccional da Paraíba (OAB-PB) renovou sua participação no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) por meio das posses, como membros do órgão, do presidente da Comissão de Direito de Trânsito, transportes e Mobilidade Urbana, João Eduardo Moraes de Melo, e de sua suplente, Giordana Coutinho, vice-presidente da comissão.
A posse aconteceu de forma virtual, na última quinta-feira (22). Os mandatos dos membros de Cetran duram dois anos e as reuniões ordinárias do órgão são mensais. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado do dia 21 de julho.
O Cetran compõe o Sistema Nacional de Trânsito e, de acordo com o artigo 14 do Código de Trânsito Brasileiro, tem a função de: cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito das respectivas atribuições; elaborar normas no âmbito das respectivas competências; responder a consultas relativas à aplicação da legislação e dos procedimentos normativos de trânsito.
Além disso, entre outras atribuições, o Conselho tem a competência de estimular e orientar a execução de campanhas educativas de trânsito; julgar recursos interpostos contra decisões relativas a multas; acompanhar e coordenar as atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização, policiamento ostensivo de trânsito, formação de condutores, registro e licenciamento de veículos, articulando os órgãos do Sistema no Estado.
Composição do Cetran:
Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social;
Departamento Estadual de Trânsito (Detran);
Departamento de Estradas de Rodagem);
Polícia Militar;
Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa;
Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande;
Departamento de Trânsito de Santa Rita;
Superintendência de Transportes e Trânsito de Patos;
Sindicato das Empresas de Cargas da Paraíba;
Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Paraíba;
Ong Educar para o Trânsito, Educar para Vida;
Polícia Rodoviária Federal;
Ordem dos Advogados do Brasil – seccional da Paraíba;
Conselho Regional de Medicina; Conselho Regional de Psicologia;
Superintendência de Administração do Meio Ambiente – Sudema.
Kommentare