Rafaella Brandão participa do III Encontro de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Rafaella Brandão, participou, nessa quarta-feira (09), do 3° Encontro de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais, sediado no Conselho Federal da OAB. A reunião, que ocorreu de forma híbrida, tratou desde temas de tecnologia a temas de candidaturas femininas, do censo da advocacia em Pernambuco à regulação do marketing.

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, abriu o evento e deu as boas-vindas aos presentes. Depois dele, o coordenador de Tecnologia e Inovação da entidade, Paulo Brincas, fez uma apresentação a respeito do aperfeiçoamento da Tecnologia da Informação do Sistema OAB, uma bandeira de Horn.

Dos temas abordados, ele falou da reestruturação do Programa Anuidade Zero, da migração dos sistemas dos conselhos seccionais, de consultas on-line para a advocacia, e da elaboração do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a garantia da observância da atuação mínima de cinco causas por cada advogado no país. Brincas também tratou dos planos de dar mais eficiência às Caixas de Assistência da Advocacia (CAAs) por meio de convênios.

Na oportunidade, Rafaella Brandão falou sobre a história, os feitos, registros e avanços do Observatório de Candidaturas Femininas da OAB-PB.

"Projeto ousado que a advocacia feminina da PB abraçou desde 2019, visa fomentar a valorização da mulher na política, a inclusão da mulher no processo eleitoral, a participação da mulher nos processos decisórios, o combate às candidaturas laranjas e à violência de gênero na política", pontuou.

Rafaella Brandão também ressaltou que o projeto foi acolhido no Colégio por outras Seccionais, esperado-se assim, com mais apoio em outras regiões do país. "Que mitos culturais como mulheres não gostam de política, mulheres não entendem de política sejam quebrados, e as mulheres sejam preparadas, apoiadas e financiadas com isonomia para disputarem os pleitos eleitorais em condições iguais de concorrência", afirmou.

O presidente do CFOAB marcou presença durante a abertura do encontro. Ele fez uma breve abertura, agradecendo a parceria de Horn na condução dos trabalhos da diretoria da OAB. “Cumprimento sobremodo meu querido amigo, irmão, co-presidente Nacional da Ordem. No momento que nós passamos, contamos com o seu equilíbrio, parceria, lealdade, atenção, empenho, força e vigor, e tem amparado esta Presidência para que nós possamos atravessar, e tenho certeza que já estamos chegando na outra margem, da pacificação do país, e devo muito ao Rafael.”