OAB-PB se reúne com representantes da advocacia negra e planeja atividades para a classe

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), se reuniu, nessa segunda-feira (29), com representantes da advocacia negra para articulação de ações, projetos e atividades voltadas para a classe.

Participaram da reunião, o presidente da OAB-PB, Harrison Targino; a vice-presidente da OAB-PB, Rafaella Brandão; a tesoureira da OAB-PB, Leilane Soares; a presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB, Mislene santos; o vice-presidente da Comissão, Everton Diogo de Castro; e os membros, Carla Uedler; e pela secretária-geral da Comissão Nacional da Verdade e da Escravidão Negra do CFOAB e fundadora da Rede de Sororidade, Francisca Leite

"Definimos uma grande assembleia negra, para que a advocacia e sociedade possam escutar as colegas e os colegas advogados negros acerca do que a OAB pode fazer para garantir a inclusão demonstrando solidariedade numa luta comum", destacou Harrison Targino.

Harrison Targino ainda informou que também ficou definida uma Conferência Estadual que será realizada no início do próximo ano.

Já a presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB, Mislene santos falou da importância de encontros como esse.

“Essa reunião chamando a advocacia negra para essa primeira assembleia se faz muito importante, tendo em vista que essa questão racial está na ordem do dia, é preciso a gente ouvir as reivindicações da advocacia negra, ouvir as sugestões, é muito importante saber que a OAB está de portas abertas para ouvir essas sugestões e reivindicações, e na medida do possível tentar atender os pleitos", afirmou.

Mislene Santos destacou ainda que a gestão tem dado o apoio necessário à Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial.

"Essa gestão tem nos apresentando propostas para advocacia negra e tem apoiado as nossas propostas, como foi o caso do primeiro seminário, que iniciamos no último dia 23 e que se estenderá até o dia 15 de junho", disse.

Para a secretária-geral da Comissão Nacional da Verdade e da Escravidão Negra do CFOAB e fundadora da Rede de Sororidade da OAB-PB, Francisca Leite, a reunião foi bastante produtiva e demonstra o comprometimento da gestão da OAB Paraíba com a causa.

"Durante a reunião, tratamos de pautas importantes referente ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial, um encontro extremamente importante. O presidente Harrison Targino sempre muito sensível a causa, nosso grande representante, tem assumido desde o início da gestão compromissos com a nossa Comissão, só temos a agradecer pela atenção e comprometimento da diretoria da OAB-PB com a nossa pauta", ressaltou.

Já para a vice-presidente da OAB-PB, Rafaella Brandão, a OAB Paraíba enquanto casa da cidadania e dos Direitos Humanos tem como prioridade a inclusão, e a pauta da advocacia negra não poderia ficar de fora.

"Já existiu um tempo que entre 81 Conselheiros Federais apenas um era negro, então a partir da inclusão das cotas de 30% para advocacia negra todo cenário da Ordem mudou. A OAB Paraíba também abraça a advocacia negra, estamos preparando juntamente com a Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial a primeira assembleia geral da advocacia negra, para que advogados negros e advogadas negras tenham oportunidade de falar, reclamar sobre as dificuldades específicas, de incluir pautas que são necessárias à advocacia negra", informou.

Rafaella Brandão ainda acrescentou que a assembleia é uma oportunidade para que advogadas e advogados negros possam solicitar da Ordem projetos que sejam direcionados para essa inclusão, que será um espaço de fala para todos os advogados e advogadas que acreditam que a inclusão é o caminho para a mudança da advocacia.