OAB-PB participa de reunião sobre Campanha de Destinação do Imposto de Renda para idosos e crianças

A Comissão de Estudos Tributários da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), através da sua presidente Ana Kattarina Bargetzi Nóbrega, participou, no último dia 06 de maio, de palestra sobre a Campanha de Destinação do Imposto de Renda.

O evento foi realizado de forma on-line, e promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba (CRC-PB); o Programa de Voluntariado da Classe Contábil, em parceria com a Receita Federal.

O encontro teve como objetivo dar publicidade às principais instituições por seus representantes acerca da Campanha de Doação, com explicações na prática para adesão da comunidade, e dos contribuintes à Campanha Destinação do Imposto de Renda 2021 para fundos da criança, do adolescente e do idoso. O evento foi mediado pela coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (CRC-PB) e conselheira, Luciana Alencar Firmo Macedo, o presidente do CRC-PB e contador Brunno Sitônio, destacou a importância e reafirmou o comprometimento do Conselho em ajudar a destinar doações para as crianças, adolescentes e idosos do estado da Paraíba. Visando dirimir as dúvidas sobre a destinação do imposto de renda, as orientações práticas foram apresentadas pelo palestrante convidado, o Auditor Fiscal da Receita Federal, Gilberto Mendes Rios. De acordo com Ana Kattarina Bargetzi Nóbrega, as doações são feitas diretamente na declaração de rendimentos pessoa física (até 6% do imposto devido). O contribuinte faz a opção a qual fundo deseja aderir, se municipal, estadual ou nacional. Será gerado um DARF que deverá ser pago até 31/05/2021- prazo final para declarar o IRPF 2021.

Kattarina Nóbrega também ressalta que para quem já declarou, basta apresentar uma retificadora.

“Colegas Advogados, contribuintes, suas doações ajudarão milhares de crianças, adolescentes e idosos a saírem do estado de extrema pobreza hoje vivenciado no nosso país, no nosso estado e na nossa cidade. São dados alarmantes. É um ano pandêmico e cheio de incertezas”, pontuou Ana Kattarina Bargetzi Nóbrega.