OAB-PB participa da primeira edição do projeto “Conciliador Mirim” do Cejusc/ JFPB

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Rafaella Brandão participou, nessa quinta-feira (10), da primeira edição do projeto “Conciliador Mirim”, do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da Justiça Federal na Paraíba (Cejusc/ JFPB), foi marcada pela participação de aproximadamente 28 alunos do 8º ano da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira. O grupo esteve no Cejusc na última quinta-feira (10/11), quando o projeto foi oficialmente lançado, dentro da programação da Semana Nacional de Conciliação.

A iniciativa tem como objetivo capacitar as crianças e adolescentes nas práticas de conciliação e cidadania. Na ação de abertura, o diretor do Foro da JFPB, juiz federal Manuel Maia, esteve presente e deu as boas-vindas aos estudantes. “A escola de vocês é o caminho para crescer na vida e fazer esse mundo melhor. Essa também é a missão da Justiça Federal, que além de julgar os casos e dar celeridade ao processo judicial, tem a preocupação em prestar o melhor serviço para a sociedade”.

Também estiveram na atividade de abertura, a magistrada federal coordenadora do Cejusc, Adriana Nóbrega; o diretor do Núcleo Judiciário, Rogério Xavier; e o supervisor do Cejusc, Marconi Araújo.

De acordo com a juíza federal Adriana Nóbrega, esse projeto expande as ações de cidadania desenvolvidas no Cejusc/JFPB. “Ele nasce na Semana Nacional de Conciliação, mas é um símbolo e um marco do que é feito em nosso cotidiano. Nós vemos a importância da pacificação e da educação, como ação transformadora, na formação inicial dessas crianças e adolescentes, e que vai edificar por toda a vida”.

Os alunos foram acompanhados pela professora Joseane Azevedo, que destacou o uso do sistema de justiça na sala de aula. “Nós podemos aplicar a mediação na escola, de modo que os próprios alunos possam resolver o conflito com as técnicas da Conciliação, Mediação e da Justiça Restaurativa. Eles vão atuar como pacificadores sociais, exercendo a cidadania e também a crítica social”. Na ocasião, os adolescentes também entraram em contato com a temática da conciliação e da pacificação - através de cordéis, histórias em quadrinhos e experiências virtuais no ambiente do metaverso, de forma lúdica e dinâmica.

Visitas - De acordo com o supervisor do Centro de Conciliação, Marconi Araújo, após a abertura e o lançamento do projeto, agora outras instituições de ensino, públicas ou privadas, podem solicitar a visita ao Cejusc. Para isso, devem enviar um e-mail para o endereço eletrônico centrodeconciliacao@jfpb.jus.br, fazer contato pelo telefone 2108-4240 ou ir pessoalmente até o Centro de Conciliação, que fica localizado na sede da JFPB, no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa.

Também é intenção do Cejusc firmar parceria institucional com os poderes públicos estadual e municipal, visando receber o apoio das secretarias de educação, com vistas a um melhor acompanhamento, planejamento e definição da participação das escolas.