top of page

Comissão da OAB-PB prossegue com ciclo de debates sobre ensino religioso em tempos de pandemia

A Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), deu continuidade, na tarde dessa segunda-feira (08), aos debates acerca do ensino religioso em tempos de pandemia.

Participaram do debate, a Coordenação da Divisão do Ensino Religioso da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Bayeux, representada pelo professor Misael Gomes da Silva, e com a mediação de Saulo Gimenez, Coordenador do Fórum Diversidade Religiosa da Paraíba.

Misael Gomes destacou a formação continuada dos professores que, inclusive, têm aulas de campo, onde visitam templos religiosos para que possa aprender, na prática, sobre aquilo que eles ministram em sala de aula.

O professor também ressaltou que, “na atual gestão o ensino religioso foi reformulado, inclusive no âmbito legislativo, onde a Lei Municipal foi reformada para atender as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como o novo escopo do ensino religioso não confessional.”.

Para o presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa a iniciativa é louvável, mas também deve ser estendida aos alunos.

“Os discentes precisam vivenciar na prática os templos religiosos, entenderem o direito de crer de maneira real, como forma de evitar a evasão escolar dentro da disciplina”, destacou Franklin Soares, presidente da comissão, sendo que “a maior preocupação deve ser com a assiduidade do aluno; considerando que dentro de sala de aula, e sob a tutela do professor, este encontra resistência no aluno para aprender sobre a fé do outro, com o ensino remoto o risco é de evasão”, concluiu.

O mediador Saulo Gimezes, afirmou que sem dúvida a maior dificuldade tem sido a acessibilidade dos alunos aos meios de comunicação necessários ao aprendizado remoto, devido à carência material de algumas famílias.

“As mídias devem servir ao alunado, ao invés de ser eleita uma única em detrimento das demais”, disse.

Saulo Gimezes também demonstrou preocupação com a adaptabilidade do corpo docente, a exemplo da live anterior com o representante da municipalidade de João Pessoa.

O ciclo de debates segue em frente para conhecer as soluções e obstáculos enfrentados pelas municipalidades, onde culminará com a participação do representante do Governo da Paraíba.

2 visualizações
bottom of page