O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba(OAB-PB), divulgou, nesta sexta-feira (03), o relatório de atividades referente ao ano de 2019. De acordo com os dados, foram autuados 219 processos e julgados 71, dentre os quais 03 suspensões preventivas.
O TED é o órgão responsável por julgar as representações por infrações ético-disciplinares contra advogados, estagiários e consultores estrangeiros e assim orientar e aconselhar a respeito da ética profissional dos advogados na Paraíba. Também estão entre as principais atribuições do TED responder a consultas formuladas por advogados quando há dúvidas sobre determinado ato que pode caracterizar uma infração e orientar os profissionais sobre as questões de ética relevantes para o exercício da advocacia.
O Tribunal também conseguiu desempenhar seu papel pedagógico e preventivo, ministrando palestras em todas as entregas de carteiras na Seccional e na sua sede em parceria com Centros Universitários.
O presidente do TED, Paulo Cristóvão Alves Freire, pontua que a atuação do Tribunal de Ética é de suma importância para o Sistema OAB e destaca a busca pela legalidade, moralidade, celeridade e eficiência, características que se alinham à missão institucional da Seccional como uma só entidade, proporcionando à sociedade e à advocacia Paraibana a correção de condutas infracionais e a proteção da imagem da advocacia.
Comentarios