A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Tecnologia, informou que, a partir desta quinta-feira (19), as instâncias do Processo Judicial eletrônico (PJe) do TJPB passarão a adotar o serviço de CAPTCHA. O objetivo é auxiliar a identificação de comportamento observado por usuários humanos, daquele praticado por sistemas automatizados especializados (robôs).
“A intenção é diferenciar o que é uso racional e legítimo dos ativos computacionais do Processo Judicial eletrônico (PJe), daquele que é desproporcional ou abusivo, buscando se prover acesso justo e equilibrado para todos os usuários do PJe”, ressaltou o diretor da Ditec, Giuseppe Guido.
O diretor informou que entre as funcionalidades do sistema estão a consulta pública de processos, a tela de Login (acesso) sem certificado digital, a consulta interna de processos (apenas para usuários externos) e a tela de cadastramento do PUSH.
CAPTCHAS- São caixas de letras embaralhadas que possuem o nome técnico de CAPTCHAS (Completely/Automated Public Turing Test to tell Computers and Humans Apart). É uma ferramenta anti spam utilizada para evitar cadastros indevidos, além de diminuir o uso de informações automatizadas em outros sites.
Comments