Simpósio de Direito Eleitoral do Sertão reúne centenas de advogados e estudantes de Direito em Patos


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão de Direito Público da Subseção da OAB de Patos, e o Instituto de Direito Eleitoral da Paraíba (IDEL-PB), promoveram, na última segunda-feira (13) e nessa terça-feira (14), o I Simpósio de Direito Eleitoral do Sertão: Eleições 2022. O evento aconteceu no auditório do Sebrae local e contou com o apoio da OAB-PB e da Escola Superior da Advocacia (ESA), núcleo de Patos.

A abertura evento reuniu grandes nomes do direito paraibano e autoridades politicas e do Judiciário, a exemplo do presidente da OAB-PB: Harrison Fargino; do presidente da Subseção de Patos, Fred Igor; do presidente da Caixa de Assistência da Advocacia em Campina Grande (CAA-CG), André Motta; do prefeito de Patos, Nabor Wanderley; do deputado federal Hugo Mota; da diretora do Fórum de Patos, juíza Joscileide Lira; do promotor de Justiça, Carlos Davi, representante o Ministério Público Eleitoral (MPE); entre outros.


Na segunda-feira, o simpósio contou com palestra do presidente da OAB-PB, Harrison Targino, sobre Abuso de poder no processo eleitoral; do ex-juiz do TRE, Breno Wanderley, sobre possibilidades e limites da propaganda eleitoral; e da advogada Myrian Gadelha, que falou sobre a inserção eleitoral de minorias e combate à violência política de gênero e de raça.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que no Simpósio foi possível aprofundar temas atuais do Direito Eleitoral e idealizar perspectivas. "Foi um evento muito requisitado e prestigiado. É a OAB fazendo a sua parte fazendo a sua parte no que tange a busca de socializar habilidades e competências necessárias ao exercício profissional por parte dos colegas advogados", declarou.


Nessa terça-feira (14), o presidente da CAA-CG, André Motta, ministrou palestra sobre Justiça Eleitoral e Democracia; o presidente do IDEL-PB, Eduardo Costa, sobre O processo de votação e o dia da eleição; e o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Marcio Maranhão, sobre Contencioso eleitoral.

A presidente da Comissão de Direito Público da Subseção de Patos, Jéssica Alexandre, que foi um das coordenadores do evento, afirmou que o Simpósio foi um sucesso, englobando estudantes de direito, advogados, advogadas e agentes públicos. "Enfim, o evento tomou proporção além do que imaginávamos. Foi enriquecedor e muito gratificante para os participantes", disse.

78 visualizações