Primeira noite do Simpósio de Direito Eleitoral do Nordeste reúne centenas de pessoas em CG


Teve início na noite dessa quarta-feira (04), o IV Simpósio de Direito Eleitoral do Nordeste - SIDEN. Durante três dias Campina Grande se torna a cidade do Direito Eleitoral, discutindo temas de relevância política no meio acadêmico e eleitoral do país.


O evento, que tem a OAB PB como uma de suas realizadoras, acontece no Teatro da Unifacisa, com formato híbrido, respeitando os protocolos de segurança da COVID-19.


Para o presidente da OAB PB, Harrison Targino, o evento é de grande importância. “É uma imensa alegria para nós da OAB-PB podermos ter em Campina Grande um centro das discussões acerca do Direito Eleitoral. Um evento grandioso pela presença de inúmeros colegas palestrantes que estarão presentes nesses três dias e nos brindarão com um pouco de seu saber, muito de sua experiência, para que possamos aprofundar cada vez mais no direito eleitoral, porque só assim a gente louva a democracia”, disse Harrison Targino.


O SIDEN é voltado para estudantes, profissionais da área de Direito e da Ciência Política, bem como candidatos, assessores e demais envolvidos nas Eleições 2022.



O advogado e coordenador Geral do SIDEN, André Motta, falou sobre o primeiro dia do evento. “Foi um grande sucesso, coroado de êxito com a palestra da professora Vânia Aieta. Sucesso de público, mais de quinhentos inscritos, mais de 300 pessoas online, um pontapé inicial fantástico”, disse.


“O Estado Democrático de Direito na visão do Ministro Luís Roberto Barroso.” foi o tema da abertura do Simpósio com a palestra ministrada pela advogada, professora e Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), Vânia Aieta.


Entre as presenças confirmadas, está a participação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que fará sua palestra nesta quinta-feira (05). Barroso, que é ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e autor de grandes livros sobre Direito e Constitucionalidade também será homenageado pelo evento.


Outras presenças de destaques serão a dos advogados dos Presidenciáveis na eleição 2022: O Advogado, Doutor em Direito pela Ruhr-Univesitat Bochum - Alemanha e Ex- Ministro da Justiça, Eugênio Aragão. O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (2014-2021) e Doutor pela USP e Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra, Tarcísio Vieira de Carvalho. E do Advogado e Procurador do Estado de Pernambuco e Pós-Doutor pela Universidade de Montesquieu Bordeaux IV, Walber Agra.


Os participantes receberão certificado de 40 horas, o evento contará com 10 mesas temáticas, e-book oficial, apresentação de trabalhos científicos, mais de 40 palestrantes e muito mais.


Mais Informações e programação completa: @simposioeleitoral

24 visualizações